VILLA GENERAL BELGRANO – LA CUMBRECITA E REGIÃO

Aproveitando o recesso do Poder Judiciário, resolvemos passar o Natal e Ano Novo visitando as famosas cidades serranas que circundam Córdoba (ver post).

Pegamos o voo direto da Gol saindo de São Paulo, desembarcamos em Córdoba às 03:00 da manhã, fomos para o hotel dormir um pouco e, às 16:00 horas já estávamos na estrada rumo a VILLA GENERAL BELGRANO, nosso primeiro ponto de parada.

Por ser final de ano, as locadoras tinham poucos carros disponíveis e os preços estavam absurdamente altos. Após muita procura via internet, eu consegui fechar através da empresa CESCATO ALQUILER DE AUTOS (cescatosetur@gmail.com) uma Meriva pelo mesmo preço que as locadoras famosas estavam cobrando por um Clio de 2 portas. A locadora fica em Mina Clavero (150 km de distância de Córdoba), mas um funcionário levou o carro em nosso hotel no dia 22/12 e buscou no mesmo local no dia 05/01/15. O carro, apesar de um pouco antigo (2008), estava em bom estado e não tivemos qualquer problema durante a viagem.

O caminho de Córdoba até Alta Gracia tem pista dupla.

De Alta Gracia até Embalse Los Molinos, o asfalto continua muito bom mas a pista é simples, apertada e com muitas curvas. Sem pontos de ultrapassagem.

O grande lago acompanha a estrada e rende algumas boas fotos nos pequenos mirantes. Depois que passa o Embalse Los Molinos a pista permanece simples, porém com retas longas e pontos de ultrapassagens.

Entre as Sierras Chicas y Sierras Grandes, encontra-se VILLA GENERAL BELGRANO, pequeno município de origem alemã com arquitetura e culinária típica.

Em outubro acontece uma Oktoberfest na cidade. A cidade é famosa por suas Fábricas de Cervejas Artesanais como a Brunnen e a Viejo Munich, bem como as Fábricas de Chocolate e Alfajores como a Capilla Vieja.

A rua principal (Av. Julio A. Roca) possui vários bares, restaurantes e lojinhas de comidas.

Ficamos hospedados na DIE ELEMENTE POSADA BOUTIQUE (Julio Kochmann 45, Villa General Belgrano 5194, Argentina).

Sem palavras para descrever o aconchego e elegância do lugar. Dispõe de apenas 4 quartos, todos com cozinha privativa, ar condicionado, aquecedor, tv a cabo, mesa de jantar e sofá.

Nosso quarto era sensacional, não tem como fazer qualquer crítica ao ambiente, mobília ou roupa de cama.

O único desconforto que tivemos foi com relação ao wi fi que as vezes o sinal era tão fraco que nem funcionava, mas acredito que internet é o que menos importa em um lugar assim. Com certeza voltaríamos muitas outras vezes.

Nós chegamos por volta das 19 horas e, após o check in, fomos a pé procurar um lugar para tomar uma cerveja, já que a pousada fica próxima da rua principal.

Escolhemos um bar/restaurante chamado POTRERILLO (Julio A Roca 88, Villa General Belgrano, Argentina).

O local estava cheio mas conseguimos mesa na calçada. Pedimos uma Patagônia Roja e uma mista de frutos do mar para acompanhar. A porção continha camarões fritos, além de lulas e mariscos empanados. Estava decente e o preço razoável.

Voltamos para descansar e bateu aquela fome, como era segunda-feira e a maioria dos locais já estavam fechados, decidimos comer em uma pequena pizzaria ao lado da pousada, a DI FRANCO (Julio Kochmann 45, Villa General Belgrano 5194, Argentina).

Para nossa total surpresa a pizza de calabresa com mozarela estava muito bem preparada, com massa fina e crocante, por apenas 100 pesos.

O dono da pousada nos indicou agências que fazem passeios para diversos lugares como o Cerro Mirador, o Cerro de La Virgen, o El Pico Alemán e o Bosque Encantado de Don Otto. Pode-se alugar um cavalo e andar 5 quilômetros para conhecer o Cristo Grande.

Nós preferimos, no dia seguinte, pegar o carro e visitar LA CUMBRECITA, distante 38 kms de Villa General Belgrano é um charmoso vilarejo ao estilo europeu em que suas ruas só podem ser percorridas a pé.

A estrada, apesar de ter pista simples, possui um asfalto impecável e sinalização eficiente.

Ao chegar tem que pagar 65 pesos e deixar o carro no estacionamento municipal. A partir da ponte, só a pé. O pequeno vilarejo é muito charmoso, mantendo o mesmo estilo alemão que predomina em General Belgrano.

Tem vários pontos de visitação para desfrutar a natureza. Nós optamos pela Cachoeira, com piscina natural e água extremamente limpa, chamada Olla. Os turistas podem, ainda, visitar o Cerro Wank, o lago das trutas, entre outros.

Comemos uma deliciosa empanada de framboesa na EDELWEISS DELIKATESSEN que fica no caminho principal, uns 05 minutos caminhando a partir da ponte. Compramos biscoitos de aveia que, sem dúvida alguma, foi a melhor bolacha que já comi. Recomendo muito !

Ao voltarmos passamos na minúscula cidade de LOS REARTES.

A principal atração fica por conta da margem do Rio Reartes, cujo local os argentinos usam como praia.

Chegamos em General Belgrano e comemos no VIEJO MUNICH (Av. San Martin 362, Villa General Belgrano 28016, Argentina).

Especializado em comida alemã e com cervejas artesanais, produzidas ali mesmo. Pedimos um chopp claro e um red ale, estavam muito bons e gelados. Para entrada pedimos salsichas alemãs com molho de tomate e mostarda.

Pratos principais: lomo ao molho de cogumelos e lomo ao molho de pimenta. Ambos estavam sensacionais. Porém não era filé mignon, e sim um ancho (contra filé). Pratos que servem duas pessoas, especialmente após pedirem uma entrada. Atendimento muito simpático e preço justo.

Jantamos no CAFÉ RISSEN (Julio A. Roca 36, Villa General Belgrano, Argentina), pois a maioria dos restaurantes famosos, como o Bierkeller e o Quercus, só abrem a partir de quarta-feira.

Pedimos 4 empanadas e um x-Burger acompanhados de dois chopps artesanais da casa. O chopp era muito bom e as comidas apenas razoáveis, nada a ser lembrado ou que nos dê vontade de voltar. A conta deu 194 pesos.

No dia seguinte pegamos o carro e fomos, pela Ruta 5, uma ótima estrada de pista simples, até SANTA ROSA DE CALAMUCHITA.

Cidade maior que General Belgrano, sem o mesmo estilo, mas cortada por um belo rio de águas cristalinas. O calçadão acompanha a margem do rio com quiosques e locais para entrar na água. Quem precisar de mais infra-estrutura, como, por exemplo, supermercados e farmácias grandes, precisa sair de General Belgrano e ir até Santa Rosa.

Na saída Oeste da cidade pegamos a Ruta Provincial 228 e fomos até a pequena VILLA YACANTO.

A estrada tem muitas curvas mas a condição do asfalto é excelente.

O pequeno lugar não tem muitos atrativos, mas é ponto de passagem obrigatório para quem quer conhecer EL DURAZNO, famoso e isolado balneário dos cordobenses, que somente pode ser acessado por estrada de terra.

Ao chegar na entrada de Villa Yacanto e avistar o Serviço de Informações aos Turistas você já avistará a placa indicando a estrada de terra a esquerda.

São 07 Kms relativamente bem conservados até avistar a pequena ponte que dá entrada ao município. O local é formado por poucas ruas de terra com diversas pousadas e chalés para alugar.

O rio está com pouco volume de água, o que inviabiliza a prática de alguns esportes. O local é ideal para quem quiser descansar muito e praticar o “nadismo”. Tentamos comer no restaurante mais famoso, o El Durazno, mas, como era dia 24/12/14, estava fechado.

Como não encontramos nenhum restaurante aberto, voltamos para General Belgrano e fomos almoçar no ALTER ZEPPELIN (Av. Julio A. Roca 39, Villa General Belgrano 5194, Argentina), eis que era o único aberto as 15:30.

Comida honesta e mesas agradáveis na calçada. Posso definir como um restaurante que faz tudo certinho, mas nada marcante que nos faça querer voltar no dia seguinte. Chopp artesanal bem tirado. As lulas a dorê estavam bem feitas. Os filés com molho de champignon e shitake estavam gostosos. O preço foi um pouco acima dos demais restaurantes da cidade.

Dia 25/12 fizemos o check out de nossa excelente hospedagem na extremamente agradável cidade de Villa General Belgrano e rumamos para VILLA CARLOS PAZ (ver post).

Em dezembro de 2021, após o final da terceira onda da Covid-19, tomamos coragem e fizemos uma viagem de carro por 21 dias saindo de Buenos Aires, passando por Rosário, Villa General Belgrano, Río Cuarto e Lincoln.

Ao sairmos de Rosário, rumo à Villa General Belgrano, em uma viagem de 5 horas pela ótima Autopista 9 paramos na pacata cidade de VILLA MARIA para esticar as pernas e almoçar.

Gostamos bastante do lugar, com bom tamanho e alguns parques, cidade tipicamente do interior da Argentina que tanto nos agrada.

Almoçamos no LA ROSITA STEAK HOUSE (Leandro N. Alem 43, Centro, X5900JAA Villa María, Córdoba, Argentina).

O ambiente é bem legal, com camisetas de times e pratos assinados espalhados pelas paredes. O cubierto é um pão caseiro bem gostoso, assim como as empanadas que pedimos de entrada. O meu asado de tira estava perfeito, tanto o ponto quanto o sabor. O espeto misto da minha esposa estava corretamente preparado, muito bom. Bom atendimento e preços justos. Voltaríamos com certeza.

Ao chegarmos em Villa General Belgrano confesso que perdemos um pouco o encanto da visita anterior porque a cidade estava com aspecto de suja, muitas coisas fechadas, meios abandonadas, apesar de estar com bastante turistas.

Acredito que a Pandemia tenha afetado fortemente uma cidade que vive do turismo, mas nem as famosas decorações de Natal estavam disponíveis. Espero que tudo volte ao normal.

Ficamos hospedados no ATELIER – HOTEL DE CHARME (Islas Malvinas 143, X5194 Villa Gral. Belgrano, Córdoba, Argentina).

O hotel cumpre aquilo que cobra. Trata-se de uma construção mais antiga, porém, bem conservada. Os quartos são grandes e as camas confortáveis. O ar condicionado funciona bem. O banheiro é amplo, mas precisa de algumas reformas nos rejuntes e rodapés. Tem estacionamento coberto. O atendimento é cordial e eficiente. A área da piscina é excelente, muito agradável. Fica a cem metros da melhor parte da avenida principal, mas o melhor de tudo, é extremamente silencioso, não se escuta nada da balbúrdia central. Acordávamos ao som dos pássaros. Voltaríamos com certeza.

Como já conhecíamos tudo na cidade, optamos por fazer passeios nas cidades ao redor e não nos arrependemos.

Voltamos na agradável LA CUMBRECITA, que pareceu não ter sofrido os reflexos da pandemia, pois continuava muito bacana, até melhor do que a última visita.

Chegamos bem cedo, por volta das nove horas da manhã e estava completamente vazia, sendo que começou a encher de turistas após às treze horas.

As empanadas de framboesa marcaram tanto a nossa primeira visita que resolvemos voltar no EDELWEISS para tomar o elogiado café da manhã.

O restaurante abriu às 10:30 da manhã, e sentamos nas mesas externas dessa agradável cafeteria. Pedimos um combinado tradicional, que vem com torradas de um pão caseiro delicioso acompanhadas de manteiga, geleia, suco e café com leite, e um combinado chamado Kolsch, com omelete de queijo e bacon em cima de uma torrada, acompanhado de frutas, café e suco. Estavam deliciosos, tudo perfeitamente bem preparado. O atendimento foi muito simpático e o preço justíssimo. Antes de sair pedimos as fantásticas empanadas de framboesa para viagem, que continuam tão deliciosas quanto da nossa primeira visita, em 2016. Imperdível!

No dia seguinte fomos às praias de água doce que ficam em SANTA ROSA DE CALAMUCHITA.

O rio é incrivelmente limpo, raso, sem correnteza forte e um pouco gelado, mas vale o passeio, principalmente se estiver com criança pequena. Nos divertimos muito nadando no rio e brincando em seus pequenos bancos de areia.

Outro dia pegamos bastante estrada e fomos até POTRERO DE GARAY (Avenida Costanera 5100, Potrero de Garay, X5189 Córdoba, Argentina).

A cidade fica às margens do Embalse Los Molinos, o maior lago da região, portanto tem várias entradas e estradas com acesso à agua. O vento é bem forte, mas dá para entrar no lago. Passeamos por toda a região, entrando e saindo das cidades, muitas vezes ligadas por pequenas estradas de terra.

Entre os deslocamentos para as cidades ao redor de Villa General Belgrano paramos para almoçar e tomar café da manhã no CHAFLÁN CAFÉ RESTAURANTE (Ruta 210 esquina Ruta 271, X5194 Los Reartes, Córdoba, Argentina).

Estrategicamente localizado na rotatória do cruzamento da RP 271 com a RP 109, em uma galeria comercial que está em fase final de construção, tem ambiente aconchegante, com agradáveis mesas internas e externas. O atendimento é muito simpático e eficiente.

Nós pedimos um tagliatelle com ragu de carne que estava muito saboroso, além de um delicioso bife de chorizo com um purê perfeitamente preparado, sem contar a excelente cerveja artesanal. Voltamos outro dia para tomar um café com misto quente no pão artesanal e muffins que estavam ótimos. Os preços são justíssimos.

Fizemos a maioria das refeições e Villa General Belgrano e procuramos não repetir os restaurantes da última viagem.

POTRE RESTO BAR (Av. Julio Argentino Roca 88, X5194 Villa Gral. Belgrano, Córdoba, Argentina).

Chegamos no fim da tarde e a maioria dos restaurantes estavam fechados, então tivemos que sentar no único que estava aberto. A localização é a melhor da cidade, mas é o único ponto positivo. As mesas externas, com a melhor vista, estavam sujas, e a cerveja artesanal não tinha sabor algum. A pizza estava boa e o amendoim na casca servido para acompanhar a cerveja estava bem torrado.

PATHER (Catamarca 745, X5194 Villa Gral. Belgrano, Córdoba, Argentina).

O restaurante fica completamente afastado do eixo turístico de Villa General Belgrano, em um bairro residencial com ruas de terra, mas vale todo o deslocamento. Especializado em comida da Armênia, o atendimento é feito pelos donos, que explicam os pratos e a quantidade de comida. Nós pedimos o falafel, o shish kebab e a fatay (a nossa famosa esfiha). Os pratos são bem servidos e a comida é deliciosa, muito bem temperada. Pedimos, ainda, o menu degustação das ótimas sobremesas. Impecável. Se chegar cedo, pegue as mesas externas para apreciar a bela vista das montanhas com as boas opções de vinhos e cervejas artesanais.

ZULA BISTRÓ (Av. Julio Argentino Roca 127, X5194 Villa Gral. Belgrano, Córdoba, Argentina).

O restaurante fica no coração de Villa General Belgrano, bem em frente à Torre del Reloj. As mesas externas são disputadas, e como chegamos cedo conseguimos uma na calçada. Sempre cheio, o atendimento é um pouco confuso, mas as moças conseguem dar um jeito. Nós pedimos o croque madame e a torrada com abacate e salmão defumado, acompanhados de suco e café com leite. Estavam bem preparados, gostosos. Os preços são justos.

EL TALLER (Ojo de Agua 111, X5194 Villa Gral. Belgrano, Córdoba, Argentina).

Fomos jantar nesse agradável restaurante, localizado em uma rua perpendicular à avenida principal, e não nos arrependemos. Especializado em pizzas e massas caseiras, pedimos um talharim com almôndegas de cordeiro e um panzotti com recheio de abóbora que estavam simplesmente deliciosos. A focaccia de cebola acompanhada de patê de berinjela defumada servida como cubierto também estava excelente. Preços justíssimos, mais baixos que os “pega turistas” da avenida principal.

QUERCUS (17 De Agosto 472, X5194 Villa Gral. Belgrano, Córdoba, Argentina).

Com certeza é o restaurante mais bonito que fomos em Villa General Belgrano. Aliado a um atendimento simpático e ótima comida, gerou uma excelente experiência. A minha massa recheada com cordeiro e menta estava deliciosa, assim como o sorrentino de cogumelos da minha esposa. Até um simples talharim à bolonhesa do nosso filho estava muito saboroso. Bons preços. Recomendo!

LA CALA – COCINA DE CAMPO & VINOS (3F63+25 Los reartes, Villa Gral. Belgrano, Córdoba, Argentina).

O restaurante fica em meio à natureza, na estrada que liga Villa General Belgrano e Los Reartes. O ambiente é pequeno, intimista e acolhedor, portanto, faça reserva. Funciona as sextas (jantar), sábados (almoço e jantar) e domingos (almoço).

O atendimento realizado pelo Alejandro é excelente, que indica, inclusive, o melhor vinho para o tipo de comida e o seu paladar. Sem qualquer dúvida foi uma das melhores carnes assadas que já comemos na vida. Eles usam o forno de barro e deixam cozinhando por horas, por isso também é importante reservar.

Minha esposa pediu o porco assado com legumes e eu fui no carneiro, que sem dúvidas, foi o melhor que já provei. Você literalmente raspa o prato com o delicioso pão caseiro que vem no cubierto. Sério, vá e seja muito feliz. Ah! Sem contar a maravilhosa torta de chocolate de sobremesa. Recomendo muito !

A nossa segunda ida à Villa General Belgrano foi suficiente para esgotarmos todas as atrações da região e comermos nos melhores restaurantes da cidade. Recomendo muito o passeio, mas tem que ser com carro alugado para fazer os deslocamentos.