ASSUNÇÃO – PARAGUAI

Assunção fica fora de qualquer roteiro turístico da América do Sul, perdendo inclusive para Ciudad de Leste com seus produtos isentos de tributação. A localização geográfica também não ajuda na inclusão da capital paraguaia como ponto de parada para outras cidades. Mesmo assim resolvemos passar um feriado prolongado (04 dias) por lá.

Tanto a TAM quanto a GOL fazem voos diários, sem paradas, entre São Paulo e Assunção, com duração média de 1h:40m.

O AEROPORTO INTERNACIONAL SILVIO PETTIROSSI, que fica no Município vizinho de Luque, apesar de pequeno, tem boa infraestrutura para embarque, desembarque e trâmites burocráticos na saída do país.

Silvio_Pettirossi_International_Airport

O problema fica por conta da alfândega da chegada que conta com apenas 4 guichês para recepcionar um voo lotado, sem scanner de passaporte, ou seja, tudo na base da digitação e anotação manual. As pessoas que desembarcaram por último ficaram bastante tempo na fila.

Após a área de desembarque, basta seguir reto, sair do aeroporto pela porta automática e virar à esquerda para encontrar os taxistas cooperados. Não há tabela, mas as corridas para o centro ficam em torno de 100.000 guaranis (PYG), cerca de R$ 60,00, e paga-se direto para o motorista.

Tem casas de câmbio por toda a cidade, mas recomendo que a troca seja feita em algum shopping ou no Centro da cidade, ao redor da PLAZA DE LA DEMOCRACIA.

Na mesma região fica a sede do Banco do Brasil em que os correntistas podem sacar dólares (sem taxa, limite de US$ 1.000,00) ou guaranis (taxa de PYG 25.000,00 por saque, limitado a R$ 300,00 por dia, sendo R$ 100,00 por retirada). Resumindo, o ideal é levar nossa moeda, mas, caso esqueçam, aconselho sacar dólares diretamente no BB.

Ficamos hospedados no novíssimo IBIS ASUNCION (Avenida Aviadores del Chaco, 2060 – Asunción 1771).

Mantém o padrão da rede que oferece preços acessíveis sem muito luxo, mas com aquilo que é necessário para uma boa estadia, limpeza, atendimento eficiente e conforto. O ponto negativo foi o excessivo barulho que as camareiras faziam logo pela manhã.

O ponto alto fica por conta da excelente localização, em frente ao SHOPPING DEL SOL e perto de bons restaurantes.

Pequeno, se comparado aos padrões brasileiros, o shopping tem lojas de todas as marcas famosas e uma praça de alimentação grande com diversas opções. O bairro que circunda o hotel é bacana, limpo, predominantemente residencial. Fizemos tudo a pé, inclusive durante a noite e não nos sentimos nem um pouco inseguros.

Contrariando a maioria dos blogs, achamos a região central um pouco perigosa para se hospedar. Asunção é uma cidade com poucos pontos turísticos, que podem ser visitados em um único dia de viagem.

Fizemos o passeio pelo Centro da cidade em menos de 04 horas, caminhando, conforme mapa acima.

Começamos o passeio pela PLAZA URUGUAYA, sem nenhum atrativo especial.

Na face norte da praça fica o MUSEU DA ESTACION CENTRAL DEL FERROCARRIL, com entrada gratuita.

Seguindo pela Av. Mariscal Lopes, poucas quadras depois, chega-se na CATEDRAL METROPOLITANA DE ASUNCIÓN.

Atravesse a praça, em direção ao Rio Paraguay, para chegar ao CABILDO.

Do prédio do Cabildo dá para ver a PLAZA DE ARMAS e, do outro lado, o CONGRESSO NACIONAL e a CÂMARA DE SENADORES (Palácio Legislativo).

Um pouco à frente fica o CENTRO CULTURAL MANZANA DE LA RIVIERA, conjunto de 09 casas da época colonial, restauradas, que abrigam pequenos museus e um restaurante com vista para o Palacio de Los Lopez, chamado CASA CLARI.

Em frente ao Centro Cultural fica o principal e mais bonito ponto turístico de Assunção, o PALACIO DE LOS LOPEZ.

O local é a sede do governo paraguaio.

Ao fundo do Palácio fica a “beira-mar” da cidade, a chamada AVENIDA NUEVA COSTANERA que tem um calçadão largo e iluminado utilizado para praticas esportivas.

O lado negativo da avenida fica por conta da ausência de árvores para diminuir um pouco o calor excruciante da cidade.

Com o Palácio de Los Lopez as costas basta caminhar 6 quadras e virar à esquerda na Rua Eduardo Victor Haedo para chegar na IGLESIA DE LA ENCARNACIÓN.

iglesia_de_la_encarnacion2__destacado

Infelizmente a igreja estava fechada, então estou postando uma foto do site oficial da cidade.

Basta andar uma quadra, virar à esquerda na Rua Chile e descer duas quadras para chegar no quadrilátero formado pelas Praças Juan E. O’lear, Libertad, Los Heroes e Democracia.

Na Plaza de Los Heroes fica o MONUMENTO A LOS HEROES, que também estava em reforma e, na Plaza de La Democracia está localizado o BANCO NACIONAL DE FOMENTO.

Os demais dias nós usamos para descansar, passear pela região do hotel e frequentar os bons restaurantes da cidade. Abaixo, faço uma lista de alguns locais que fomos e gostamos.

1) LA CABRERA (Santa Teresa y Coronel Cabrera, Asuncion, Paraguai).

Filial da famosa churrascaria de Buenos Aires que não fica devendo em nada à irmã mais famosa. Ambiente aconchegante em um bairro residencial muito tranquilo.

Pedimos a picanha para duas pessoas, acompanhada de mandioca, locro paraguaio e purê. Os acompanhamentos frios são trazidos à mesa em uma tábua que o cliente escolhe aqueles que mais lhe agradam, ilimitado. Preço justo. Atendimento excepcional.

2) PARA CUÁNDO LA VIDA BRASSERIE (San Martín 1314 entre Dr. Migone y Ntra. Sra. del Carmen – Barrio Carmelitas).

Restaurante bacana, com ambientes muito aconchegantes, que só abre a noite e durante a tarde serve uma espécie de buffet com doces, chás e lanches. Fomos sem reserva e conseguimos uma mesa no lado externo.

Atendimento impecável e comida deliciosa, pedimos um medalhão de lomo e um talharm apimentado. Preços justos para a qualidade da comida e do lugar. Recomendo!

3) VICTORINO (Avenida Santa Teresa 2.405).

Ambiente elegante que possui o esporte, mais especificamente o tênis, como tema do lugar. Assim como os dois restaurantes acima indicados, tem ótima comida e atendimento.

Pedimos um Roland Garros, medalhões de filé mignon acompanhados de salada e fritas crocantes, e um risoto de cordeiro. Muito bem preparados. O preço foi condizente com tudo que nos foi proporcionado.

4) HARD ROCK CAFE (Independencia Nacional y Oliva | Complejo Hotel Guarani, 1er Piso).

Mantém o padrão das demais unidades ao redor do mundo. Comida boa por um preço justo aliada ao bom e velho rock and roll.

Pedimos os famosos burgers, acompanhados da IPA Sajonia e do chopp Pilsen, ambos paraguaios. Sempre recomendável.

5) DON VITO

Rede de lanchonetes que faz empanadas deliciosas por preços bem atrativos. Fomos na unidade do Shopping Del Sol. Ideal para um lanche rápido.

6) ASTORIA BIERHAUS (Avda Espana y Calle San Rafael).

Cervejaria com produção própria e uma extensa carta para todos os gostos e bolsos. Durante a semana serve almoço executivo.

Fica em frente ao PASEO CARMELITAS, um espécie de galeria com bares e restaurantes que aparenta ser o local predileto para sair à noite em Assunção.

7) BOLSI (Estrella 399 esq Alberdi).

Estabelecimento mais famoso da cidade, localizado na região central e que funciona 24 horas. Já era meio dia e tentamos almoçar no restaurante, que fica ao lado do “bar”, mas fomos impedidos porque a porta estava trancada, mesmo dizendo que abria as 11:30.

Sentamos no balcão e pedimos duas empanadas (boas), uma coxinha e um croquete (horríveis). Os preços são justos, mas, se voltarmos algum dia, será para dar uma nova chance e comer no restaurante.

Resumindo: a capital paraguaia não tem muitos pontos turísticos a serem visitados, porém oferece uma boa gastronomia a preços justos, sendo uma viagem legal para descansar e comer bem para aqueles que conseguem fazer um voo direto de 1h:40m saindo de São Paulo.

4 thoughts on “ASSUNÇÃO – PARAGUAI

1. Volte ao Bolsi para renovar sua opinião.
    Fomos lá hoje, 28/Jul/2017 no café da manhã , pedimos café com leite e torradas + suco de laranja, tudo muito gosto, só o suco que poderia estar mais doce.Tem até um garçom que fala português!
    Voltamos no almoço, local super cheio, mas uma delícia, pedimos strogonof e hamburguesa.
    Tem uns quadros lindos dos anos 50 retratando Foz do Iguaçu ou Sete Quedas, não perguntei.
    Outra dica, melhor alugar carro, a maioria dos taxistas dirige de forma imprudente.Mesmo assim , dirija com toda a atenção possível, se puder, ter um ” co piloto ” melhor ainda.
    Fomos também conhecer o estádio Defensores del Chaco, lindo !Fomos muito bem recebidos pelo Sr Ángel.
    O povo daqui é muito amável.
    Moramos em São Paulo e já é a segunda vinda para cá.Hoje estamos com 30 graus enquanto em São Paulo deve estar uns 21!!!!!!