LOS ANGELES

Eu e minha esposa estivemos duas vezes na maior cidade da Califórnia (agosto de 2014 e setembro de 2015) e posso adiantar que não faz nosso estilo de viagem por causa do trânsito caótico, sentimento de insegurança e falta de cidadania de seus moradores.

Em suma, parece muito com a nossa cidade, São Paulo.

O Aeroporto de Los Angeles, conhecido como LAX, é gigantesco. Prepare-se para andar muito do portão até a parte da Aduana, que, ao contrário de outros aeroportos da Terra do Tio Sam, foi bem rápida e sem muitos transtornos.

Todas as locadoras de carros e os principais hotéis da cidade possuem ônibus (shuttles) privados que param na parte externa de cada terminal e levam os clientes até os respectivos estabelecimentos de interesse.

A nossa primeira ida foi bem corrida, já que chegamos por volta das 13 horas, após um cansativo voo de 14 horas pela Copa Airlines, com escala de uma noite na Cidade do Panamá, e tínhamos umas 06 horas para visitar a cidade, pois dormiríamos em Victorville, distante 100 milhas.

Como era um domingo qualquer e nos deslocamos por dentro da cidade, não pegamos os famosos engarrafamentos.

LA rua

Há um bom número de vagas pela cidade, tanto nas ruas via parquímetros quanto nos estacionamentos que cobram, em média, US$ 25.00 a diária.

hollywood boulevard 1

A primeira parada foi na famosa HOLLYWOOD BOULEVARD.

hollywood boulevard

Trata-se de uma rua localizada na Região Central de LA que concentra diversas atrações como:

CALÇADA DA FAMA (Hollywood Walk of Fame – 7018 Hollywood Blvd – Los Angeles, CA 90028)

calçada da fama

CHINESE THEATRE (TCL Chinese Theatre – 6925 Hollywood Blvd – Hollywood, CA 90028)

chinese

KODAK THEATRE (Dolby Theatre – 6801 Hollywood Blvd – Hollywood, CA 90028)

kodak theathre

hollywood boulevard

A região, segundo relatos de outros blogs, está meio perigosa para circular a noite. Como fomos durante o dia não vimos nada de anormal, além de muitos turistas e malucos fantasiados de todas as formas.

Tem ainda o HARD ROCK CAFE  (Hard Rock Cafe Hollywood – 6801 Hollywood Blvd – Hollywood, CA 90028).

hr

Saindo da Hollywood Boulevard tentamos chegar no The Getty Center (1200 Getty Center Dr – Los Angeles, CA 90049), um museu com arquitetura muito bacana.

Infelizmente o GPS não conseguiu nos levar ao local correto, chegamos perto mas não achávamos a entrada de modo algum. Ficamos rodando em um bairro muito bacana que até tinha uma placa informando que a entrada era por outro local, mas sem informar o endereço.

No dia seguinte entrei no site do museu e descobri a seguinte frase: “For GPS and maps use 1200 Sepulveda Blvd. Los Angeles, CA 90049”. Uma pena.

Desistimos e fomos circular por BEVERLY HILLS.

bev hills

Passamos pela meca do consumismo, a rua chamada RODEO DRIVE.

rodeo drive

rodeo drive 2

rodeo drive 1

Circulamos por BEL AIR.

bel air

bel air 1

Infelizmente não deu tempo de visitarmos o campus da UCLA (540 Westwood Plaza – Los Angeles, CA 90095), que fica no setor Sul do Bairro de Bel Air.

Terminamos o dia no GRIFITH OBSERVATORY (2800 E Observatory Rd, Los Angeles, CA 90027).

agb

Bom local para tirar fotos com o LETREIRO DE HOLLYWOOD ao fundo.

hollywood

hollywood 1

Uma pena que estivesse tão lotado, paramos o carro na estrada, cerca de 1 KM antes do Observatório, e subimos a pé.

Há uma boa vista de toda a cidade.

LA vista

Alguns blogs indicam que o endereço para chegar mais perto do letreiro fica na 3204 Canyon Lake Drive, Los Angeles – CA.

Talvez seja uma melhor opção para escapar do trânsito e da horda de turistas.

Como já estava escurecendo, resolvemos encerrar nossa visita e pegar estrada rumo a Victorville.

No último dia da viagem ficamos a última noite em LA, mas, como estávamos muito cansados, passeamos somente pela região do aeroporto (nada interessante).

Ficamos hospedados no COURTYARD LOS ANGELES LAX/CENTURY BOULEVARD (6161 W Century Boulevard, Los Angeles, CA 90045).

acm

Hotel muito bom, com quartos amplos, preço acessível e free shuttle para o aeroporto a cada 30 minutos. Recomendo muito para quem pretende pernoitar e utilizar o Aeroporto de Los Angeles.

Como tinha ficado aquela sensação de viagem incompleta, resolvemos ficar dois dias na cidade em nossa segunda viagem.

Dessa vez não ficamos logo na chegada, já que fizemos o voo direto pela Korean Airlines (12 horas), melhor cia aérea que já voamos diga-se de passagem, que chegava as 21 hrs e fomos direto para Barstow, nosso primeiro ponto de parada nos 21 dias pela Califórnia/Nevada/Novo México.

Chegamos em Los Angeles por volta das 16 horas de um sábado, vindo de San Diego, após um trânsito infernal.

Conselho: as estradas que cruzam Los Angeles ficam lotadas durante todos os dias e horas, portanto, por incrível que pareça, recomendo que coloque em seu GPS a opção “caminho mais curto” ao invés de “caminho mais rápido” e faça todas as rotas por dentro da cidade, que, apesar de ter muitos semáforos, flui bem melhor que as gigantescas e paradas highways, que fazem qualquer paulistano ter saudade do caminho para Santos nas vésperas de feriados.

Ficamos hospedados no MIYAKO HIBRID HOTEL (21381 Western Ave – Torrance, CA 90501), situado na região metropolitana de Los Angeles.

miyako

O hotel é simplesmente sensacional. Não há nada a ser criticado. Bem situado, atendimento cordial, silencioso, estacionamento amplo, todas as instalações muito bem conservadas, os quartos são grandes, com mobília boa e cama extremamente confortável, banheiro gigante com espaços separados em 3 ambientes, além do preço ser muito bom nos finais de semana.

Percebe-se que durante a semana o hotel é utilizado por Executivos. A grande maioria dos hóspedes tem origem Oriental. Recomendo!

Check in feito, resolvemos ver o por do sol na praia mais perto do hotel, REDONDO BEACH.

IMG_7038

IMG_7039

Local tranquilo com calçadão bem cuidado, além de uma marina e um píer com vários bares e restaurantes.

IMG_7071

IMG_7058

O estacionamento é amplo e custa em torno de 10 dólares.

IMG_7070

Aproveitamos a bela vista para jantar no JOE´S CRAB SHACK (230 Portofino Way – Redondo Beach, CA 90277).

FullSizeRender

Comida boa, ambiente descontraído e atendimento cordial da garçonete.

IMG_7078

Pedimos uma porção de king crab e um mix que vinha lulas fritas, dip de caranguejo com tortillas, vieira à milanesa, e bolinhas fritas recheadas de queijo cremoso e jalapeño.

IMG_7074

IMG_7075

Tudo estava muito bem preparado, mas faço uma ressalva, é ridículo o sistema que eles usam para a casa parecer sempre cheia ao deixar as pessoas na fila de espera mesmo com várias mesas livres dentro do restaurante.

FullSizeRender (1)

Preço um pouco acima da média, mas achamos justo pela qualidade da comida.

Depois fomos conhecer o famoso PIER DE SANTA MONICA.

IMG_7086

IMG_7089

Contrariando a maioria das pessoas, não achamos nada de excepcional. Muito cheio e difícil achar vagas nas ruas, mesmo durante a noite, portanto, aconselho parar em algum dos vários estacionamentos.

IMG_7081

IMG_7090

A orla de San Diego e Carmel são muito superiores. A praia estava bem suja, com muitas bitucas de cigarro. Não nos sentimos seguros no trajeto entre o carro e o píer.

IMG_7091

O local é o ponto final da famosa ROTA 66, que nos acompanhou por diversos lugares nesta viagem.

No dia seguinte fomos almoçar no GIULIANO´S DELICATESSEN & BAKERY (3849 Torrance Blvd – Torrance, CA 90503).

Mistura de restaurante com empório em que o cliente faz o pedido no balcão e pode escolher comer no lugar ou levar para casa.

IMG_7095

Pedimos um sanduíche de pastrami e um de frango com abobrinha, cogumelos e pimentões refogados. Estavam deliciosos! Assim como a salada de batata que acompanhou.

IMG_7093

O lanche é bem grande, com bastante recheio, portanto, achei o preço justo.

Pegamos a estrada rumo a Malibu, mas antes passamos em dois locais que não conseguimos visitar na primeira viagem.

Dessa vez achamos o THE GETTY CENTER (1200 Getty Center Dr – Los Angeles, CA 90049).

IMG_7097

IMG_7136

Sem qualquer dúvida é o lugar mais bonito de Los Angeles.

IMG_7143

IMG_7130

O imponente museu fica no alto de uma colina e conta com uma infraestrutura impecável. Além das diversas salas de exposições, biblioteca e lanchonetes, o imenso jardim com suas esculturas, árvores e fontes deixa qualquer um boquiaberto.

IMG_7098

IMG_7101

Para finalizar toda a beleza do lugar, tem-se uma vista panorâmica de Los Angeles.

IMG_7162

O mais difícil é chegar, já que o endereço que consta nos principais mapas leva até o bairro que fica atrás do museu e sem qualquer tipo de entrada, portanto, o ideal é colocar o seguinte endereço no GPS (1200 North Sepulveda Blvd, Los Angeles) ou pegar a Highway 405 N e seguir as placas.

IMG_7096

Ao chegar você tem que deixar o carro em um estacionamento (15 dólares por veículo) e pegar o trem gratuito.

IMG_7165

Até no trem tem se uma boa vista da cidade. Com certeza é a atração imperdível de Los Angeles.

Ao pagarmos o estacionamento a moça do guichê nos ofereceu duas entradas e cortesia de estacionamento para conhecer o THE GETTY VILLA (17985 Pacific Coast Hwy – Los Angeles, CA 90272).

IMG_7172

IMG_7168

IMG_7187

Fica em frente ao mar, porém, apesar de ser bacana, é bem menor e menos imponente que o The Getty Center. O museu reúne peças romanas e gregas e conta, ainda, com um teatro ao ar livre.

IMG_7175

IMG_7186

IMG_7189

Recomendo a visita somente se estiver com tempo sobrando ou esteja indo em direção a Malibu, pois o museu fica na estrada que liga Los Angeles com as praias ao Norte.

Continuamos a viagem até MALIBU, a praia mais famosa da região, mas, infelizmente, não conseguimos parar porque o trânsito estava caótico, totalmente parado e sem qualquer vaga nas ruas ou estacionamentos.

Seguimos por mais 70 milhas até chegarmos na cidade mais charmosa da Califórnia, SANTA BÁRBARA.

Sabe aquela cidade que você tem vontade de morar assim que pisa nela ? Santa Bárbara preenche todos os requisitos. Com certeza voltaremos para passar mais dias.

Como nosso tempo estava muito curto fomos direto para a SANTA BARBARA MISSION ().

Igreja de origem espanhola que abriga um museu, convento e casa de retiro. Passamos rapidamente para algumas fotos e desistimos de fazer o tour guiado porque o lugar não nos impressionou.

Tem estacionamento gratuito que funciona das 09:00 às 17:30 horas.

Pegamos o carro e fomos passear um pouco pelo centro até chegar no STEARNS WHARF ().

Pequeno e belo píer da cidade que conta com alguns restaurantes, loja de souvenir, bares e sorveteria. Rende algumas boas fotos da Costa com as montanhas ao fundo. O estacionamento é gratuito nos primeiros 90 minutos.

Aproveitamos para comer no SANTA BARBARA SHELLFISH COMPANY ().

Chegamos e tinha uma enorme fila de espera para sentar do lado de fora para ficar observando a orla, então encaramos o balcão dentro do apertado restaurante.

Pedimos crab cakes (razoáveis) e o sample platter com camarão, ostra, vieras e lulas que estava muito bom, porém a ostra veio com todas as entranhas. Em minha opinião, você só come toda a ostra se for in natura, mas se for fritar ou assar, recomendo dar uma boa limpada.

O pior de tudo foi o atendimento grosseiro e ríspido. Apesar da bela vista, nem perca o seu tempo.

Terminamos o dia passeando acidentalmente pela cidade bela e pacata cidade de MONTECITO.

Pode ser definida como a Santa Bárbara do interior. Aproveitamos ainda para tomar um ótimo sorvete na HERE’S THE SCOOPE () e caminhar pela cidade até a hora de voltar para Los Angeles.

Após duas visitas, eu e minha esposa chegamos à conclusão que Los Angeles lembra muito São Paulo, principalmente em relação às mazelas, portanto, é um lugar que não fazemos questão de visitar novamente, e, sim, utilizar como porta de entrada para os demais destinos da Califórnia.

Obviamente, que, caso a pessoa nunca tenha ido, eu recomendo uma estadia de dois dias, preferencialmente nos finais de semana, para visitar os principais pontos turísticos.

Posts Relacionados:

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/09/california-roteiro-de-viagem/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/12/las-vegas/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/12/deserto-de-mojave-victorville/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/13/death-valley-mammoth-lakes/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/02/yosemite-park/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/10/pacific-coast-highway-ou-highway-1-california/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/10/carmel-17-mile-drive-california/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/08/monterey-california/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/02/sao-francisco/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s