SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Depois das inúmeras paisagens sensacionais que vimos na Ruta de Los 7 Lagos (ver post), chegamos na bela San Martín de Los Andes.
cidade 2
A cidade é bem pequena, sendo cortada pela Ruta 40 e formada por poucas ruas largas e arborizadas.
cidade 3
Tem infraestrutura melhor do que Villa La Angostura e, por isso, bem mais cheia.
cidade 1
Por outro lado, tem menos opções de passeios do que Angostura, já que as principais atrações da cidade se resumem ao Lago Lácar e ao Cerro Chapelco.
Muitos turistas utilizam San Martín como ponto de parada para visitar as atrações ao norte como Junin de Los Andes, Lago Huechulafquen, Vulcão Lanin, ou simplesmente continuar viagem para o Chile até Pucón e Villarica.
Nós ficamos hospedados no CABAÑAS RUCALEUFÚ – APART HOTEL (El Oasis 220, San Martin de los Andes, 8370, Neuquén, Argentina).
 hotel 2
Situado ao Norte de San Martin, este apart hotel oferece acomodações simples e rústicas, sendo que cada unidade tem 3 quartos, banheiro, sala e cozinha completa, ideal para uma família ou grupo de amigos.
hotel 1
O local, por ser fora da muvuca da cidade, é muito silencioso e tranquilo, com um pequeno riacho no fundo da propriedade.
Café da manhã fraco, servido no quarto, que consiste em 4 fatias de pão, 2 pedaços de bolo, manteiga, doce de leite e café/leite solúveis.
Infelizmente não receberá uma avaliação melhor porque o sinal de Wi-Fi não pegava dentro de nosso apartamento e nos deram a unidade do térreo, bem ao lado da churrasqueira, portanto, não podíamos abrir as cortinas e as janelas senão a fumaça inebriaria o ambiente e/ou todos os convidados do churrasco nos veriam. Isso fez com que não circulasse o vento gelado de fora e deixasse o quarto bem quente.
Conselho, não aceitem ficar nas Unidades 6 e 7.
A cidade é banhada pelo LAGO LACAR, sendo que sua bela praia, sempre lotada, fica bem no centro da cidade.
lago lacar - praia 1
O calçadão é bem agradável e conta com restaurantes e bares, além do aluguel de caiaques.
lago lacar - praia 2
Antes de chegar na cidade há um mirante com bela vista do lago e da praia.
lago lacar - praia 3
O Lago Lácar pode ser visto de vários pontos da cidade, sempre proporcionando belas vistas.
Logo na chegada em San Martín, no cruzamento entre a Ruta 40 e a avenida da praia,  o turista pode virar à direita e subir uma pequena estrada asfaltada (Ruta 19) que leva até o mirante da cidade.
Após o mirante, a rota vira estrada de terra e leva o turista para alguns vilarejos e hotéis, porém, sem nenhum atrativo especial.
Rodamos por um bom tempo na Ruta 19 até chegar no único ponto turístico da região, o CERRO CHAPELCO, a estação de esqui de San Martin de Los Andes.
cerro chapelco vista aerea da estação de esqui
O Cerro também pode ser acessado após dirigir 13 quilômetros pela Ruta 40 até chegar na outra extremidade da Ruta 19.
caminho
Infelizmente a estação de esqui estava fechada.
Ao chegar no estacionamento, há uma pequena estrada de terra que leva até a parte superior do Cerro chamada Las Pendientes.
Basta dirigir cerca de 3 km pela estrada estreita e cheia de curvas para alcançar outro estacionamento que proporcionará uma bela vista do Vulcão Lanín.
Acredito que os dois dias que ficamos foram suficientes para conhecer todas as atrações de San Martín, por outro lado, gostaríamos de ter ficado mais e explorado toda região ao norte da cidade.
A cidade oferece uma boa variedade de restaurantes a preços que muito se assemelham aos praticados em Villa La Angostura e Bariloche.
Jantamos os dois dias na PIZZA CALA (Av. San Martín 1117).
Pizzaria no centro da cidade que possui várias mesas na calçada. Sempre muito cheia e com uma enorme fila na área do delivery. Atendimento bom.
FullSizeRender (1)
Pedimos uma pizza napolitana com presunto e estava deliciosa.
Não gostamos muito das empanadas, especialmente a de carne que estava muito fibrosa. Exceção feita à deliciosa fugazeta (queijo e cebola).
FullSizeRender (2)
Preços baixos.
O restaurante que mais tínhamos vontade de visitar, o CALEUCHE (Ruta 40, ex Ruta Nac. 234, km. 78, San Martin de los Andes), infelizmente estava fechado.
Situado dentro de um hotel de alto padrão (Paihuen Resort de Montanha), cujo acesso se dá pela Ruta 40, tem a vista mais bonita da cidade. Tivemos que nos contentar em apenas tirar algumas fotos.
Voltamos para San Martín e almoçamos no LA CREPERIE (Tte. Gral. Roca y Sarmiento, San Martin de los Andes 8370, Argentina).
FullSizeRender (4)
O lugar é muito bacana, pois está situado em uma esquina e as mesas externas ficam debaixo de uma árvore.
Os crepes são grandes e deliciosos. Minha esposa pediu um de frango com cogumelos e eu fui de presunto, queijo e ovo.
Para finalizar comemos um saboroso crepe doce de banana com Nuttela.
FullSizeRender (6)
Atendimento muito cordial e preços justos.
Nos despedimos de San Martín de Los Andes com a sensação de dever cumprido, já que dois dias são ideais, mas acredito que voltaremos para combinar uma visita com o Vulcão Lanín e o Chile.

6 thoughts on “SAN MARTÍN DE LOS ANDES

  1. A pizza Cala dói uma dica maravilhosa! Meu namorado amou o bife de chorizo e eu comi uma massa recheada com truta absurdamente gostosa! Muito obrigada, não poderíamos ter escolhido melhor 😉

    Liked by 1 person

Leave a comment