VILLA LA ANGOSTURA

A charmosa cidade, situada na margem oposta do Lago Nahuel Huapi, fica a 82 quilômetros de Bariloche em um caminho de pista simples, porém conservada, via Ruta 40 (antiga Ruta 231).

Não tem como errar, após passar o município de Dina Huapi e a Ponte do Rio Limay (tem um posto da polícia logo depois), basta andar cerca de 2,8 kms para avistar a entrada à esquerda, sendo a continuação da Ruta 40, que levará diretamente à Villa La Angostura. Há placas indicando a conversão. A estrada, que está em boas condições e tem vários pontos de ultrapassagens, oferece paisagens belíssimas do Lago e das montanhas ao seu redor. Tem vários mirantes.

Todos os mirantes ficam do lado esquerdo, portanto, muito cuidado ao atravessar a pista porque a galera pisa fundo no acelerador. A cidade é bem pequena e tudo acontece na Avenida Los Arrayanes, que, na verdade, é a própria Ruta 40 que corta a cidade e vai até San Martin de Los Andes. As ruas perpendiculares, em sua maioria de terra, levam até os pontos turísticos.

Ficamos hospedados no SOL ARRAYAN HOTEL & SPA (Paso Int Cardenal Samoré, 8407 Villa La Angostura, Neuquén, Argentina).

Não consigo escolher adjetivos suficientes para elogiar e descrever este hotel ! Primeiro ponto a ser destacado, a vista dos quartos para o lago é surreal. Ainda mais, tem-se a mesma visão da recepção, do restaurante, do bar, da piscina, etc. Atendimento extremamente cordial. Quarto confortável, novo, muito bem iluminado e arejado. Estacionamento e internet rápida gratuitos. Café da manhã muito diversificado e saboroso. O hotel tem acesso exclusivo ao lago. Dica: reservem os quartos dos cantos que possuem sacada grande com mesa e cadeiras, você vai querer ver o pôr do sol tomando um bom vinho !

RESTAURANTES

1) AL ALBA PARRILLA RESTO (Av Arrayanes 256 Local 4, Villa La Angostura).

Situado ao fundo de uma galeria comercial, bem no centro da cidade, oferece um ótimo churrasco por preços módicos. O cubierto deles vale a pena, pois vem com um pão caseiro quentinho acompanhado de um escabeche de berinjela muito gostoso. Provamos a boa empanada de carne com uma Quilmes gelada. O prato do dia era o bife de chorizo acompanhado de salada ou batata frita, pedimos um de cada e estavam deliciosos. Carne macia, batatas crocantes e salada bem fresca. Preço muito justo e atendimento excelente.

2) LA ENCANTADA (C. Belvedere 69, Villa La Angostura, Neuquen, Argentina).

Pizzaria localizada em uma rua perpendicular da avenida principal. Ambiente aconchegante, atendimento muito cordial e serviço eficiente. Pedimos uma cerveja artesanal bem gelada para acompanhar a pizza napolitana com presunto que estava deliciosa. Para melhorar ainda mais, os preços são baratos, cerca de 160 pesos a pizza, e não servem aqueles cubiertos enganosos.

3) CHOP CHOP (Av. Siete Lagos 365, Q8407 Villa La Angostura, Neuquén, Argentina).

Fica na Ruta 40, do lado esquerdo, um pouco depois do trevo de saída da cidade. Ambiente agradável e bom atendimento, porém, eu tive uma péssima experiência por causa de uma intoxicação alimentar algumas horas após jantar nesse local. Pedimos chorizo de entrada, além de ojo de bife e risoto de cogumelos (o provável vilão da história).

4) EL MIRADOR (Ruta 231 km 68.1 – Avenida Siete Lagos 5018, Villa La Angostura, Argentina).

Também conhecido como Mirador Social Club, o restaurante pode ser acessado pela Ruta 40, sentido San Martin de Los Andes, cerca de 2km após a ponte sobre o Rio Correntoso. Há placas indicando a entrada.

Situado no alto de uma montanha que proporciona uma vista sensacional do Lago Nahuel Huapi. O restaurante tem uma pegada meio chique mas com preços razoáveis. O cubierto, gratuito, é composto por pães quentes e torradas acompanhados de pasta de tomate e maionese de alho. Pedimos um ceviche apimentado, além de uma polenta assada com queijo roquefort e salada. Tudo estava uma delícia e o atendimento muito cordial.

PASSEIOS

A) Logo na chegada da cidade, à esquerda, fica a pequena península chamada PUERTO MANZANO.

O lugar é acessado por uma estradinha que circunda todo o seu traçado em que se pode observar as diversas mansões com seus iates atracados na Bahia Manzano. Tem um ponto de parada público na rua de terra (à esquerda) logo depois do Apart Hotel Bahia Manzano. Você estaciona o carro 45 graus e segue a pé até o píer. A vista deste braço do Lago Nahuel Huapi é muito bacana.

B) RIO CORRENTOSO

Conhecido como o menor rio do mundo, liga os Lagos Correntoso e Nahuel Huapi. A Ruta 40 passa por cima do Rio, mas, para acessar as suas margens tem que pegar as ruas de terra ao norte de Villa La Angostura. A região tem alguns hotéis bem bacanas, e rende ótimas fotos, principalmente pela água extremamente limpa em tom esverdeado. Há uma pequena ponte de madeira que liga as duas margens do rio, cuja travessia só pode ser feita a pé, e dá acesso aos dois lagos.

Na mesma região fica a Praia do Lago Correntoso.

Quando fomos, apesar de ser dezembro, estava bem frio e não deu para aproveitar, mas a região tem infraestrutura com camping, restaurante e aluguel de caiaque. Mesmo assim era impressionante a imagem do contraste da água transparente com as montanhas nevadas. Antes do acesso ao lago tem o Mirador Correntoso e sua bela vista do Lago.

Passeio imperdível, principalmente para quem, durante o verão, quiser nadar no rio e nos lagos ou simplesmente alugar caiaques para pescar.

C) PARQUE NACIONAL DE LOS ARRAYANES

O parque abrange todo o Istmo de Quetrihué. Ao entrar, o visitante pode escolher entre pagar as taxas para fazer a trilha de 11 kms até o Porto de Quetrihué, de onde saem os passeios para Isla Victoria, ou, gratuitamente, conhecer as praias do Lago Nahuel Huapi que ficam dos dois lados da península.

Separadas por cerca de 200 metros, são elas:

D) BAHIA MANSA

Virada para o lado argentino, esta praia tem águas calmas e cristalinas. Conta com um pequeno porto e o Museo Historico Regional, que fica na beira da praia.

Do outro lado da rua que passa em frente à praia tem uma praça com lojinhas e restaurantes. Quem não quiser comer nos restaurantes pode levar a farofa e passar o dia aproveitando a bela vista do lago.

E) BAHIA BRAVA

Do outro lado da península, virada para a parte aberta do lago, mirando o Chile, fica a praia com o mar mais agitado e muito vento. Tem um restaurante bem em frente ao píer, de onde saem vários passeios de barco.

F) LAGUNA VERDE e CAPILLA VIRGEN DE LA ASUNCIÓN

Subindo a rua que fica em frente à Bahia Mansa, do lado esquerdo, fica a histórica igreja.

Pegando a rua de terra ao lado da igreja, basta seguir as placas de madeira para chegar na pequena Laguna Verde. Para ser bem sincero, não achamos nada demais, sendo que o lago que estava bem abandonado e com muito mato alto.

G) CERRO BAYO

Famosa estação de esqui de Villa La Angostura que também fica aberta durante o verão. O acesso para a estrada de terra que leva até o cerro, fica na Ruta 40, após a entrada do Puerto Manzano, porém, antes de chegar na cidade. Há uma placa indicando. A estrada tem 6km e oferece três mirantes ao longo do caminho sinuoso. A estação em si fica fechada mas vale muito o passeio pela oportunidade de chegar bem perto do Cerro e apreciar as incríveis paisagens pelo caminho.

Porém, em nossa opinião, o ponto alto do caminho fica por conta da CASCADA DEL RÍO BONITO.

Situada na parte final da subida, à direita, há uma pequena placa indicando a entrada. Tem que parar o carro na estrada e descer cerca de 200 metros até o mirante em frente à cascata. Apesar da descida ser bem íngreme e escorregadia, ao avistar a cachoeira você percebe que valeu cada metro percorrido.

Villa La Angostura é muito mais do que um simples bate e volta de Bariloche. Sinceramente, deveria ser o inverso, já que Villa dá um banho de beleza, acolhimento e aconchego em sua vizinha mais famosa. Recomendo fortemente uma visita de, pelo menos, três dias.

2 thoughts on “VILLA LA ANGOSTURA

  1. Oi! Pode ser uma enorme coincidência, mas depois de comer no chop chop eu tambêm passei muito mal. Comi chorizo com papas provenzal e um flan de sobremesa. Fiquei a madrugada passando mal.

    Like

Leave a comment