SANTIAGO – CHILE

Fui ao Chile com minha esposa e meus pais em setembro de 2013 e ficamos 06 dias (05 dias e 06 noites) em uma viagem combinada com o Peru (confira o post de Lima). Eu e minha esposa voltamos em novembro de 2014 para uma nova estadia de 04 dias, aproveitando o feriado da consciência negra em Sampa. Voltamos com nosso filho em dezembro de 2018 para passar o Natal e o Ano Novo, sendo que ficamos 14 dias na capital.

Santiago é uma cidade diferente de todas as demais que visitamos na América do Sul, eis que mais desenvolvida, conservada e segura. Acredito que Punta del Este, exceto pela praia, se aproxima mais ao estilo da capital chilena, pois é muito limpa, bem distribuída, e, acima de tudo, muito segura.

O trânsito é bem pesado, mas suas avenidas largas e com corredores de ônibus, que, ao contrário do Brasil, são respeitados pelos motoristas, permitem uma fluidez diferenciada.

Confesso que nossa primeira viagem para Santiago ficou devendo em termos de pontos turísticos visitados, pois privilegiamos vivenciar o cotidiano dos chilenos.

O clima frio e nublado contribuiu para a nossa preguiça.

A nossa segunda estadia ficou marcada pelos diversos passeios que fizemos e que serão logo mais relatados.

A terceira estadia posso considerar como a mais proveitosa, já que ficamos em uma região predominantemente residencial (Las Condes), e, como já conhecíamos a maior parte dos pontos turísticos, aproveitamos o dia a dia dos chilenos.

Na primeira vez ficamos hospedados no IBIS SANTIAGO PROVIDENCIA (Av Providencia 1187, Santiago 7500585, Chile)

Padrão Ibis. Limpo, confortável, novo e silencioso. Assim como todos os hotéis da rede no exterior, o maior problema é a falta de frigobar no quarto.

Por outro lado, a localização é excelente, ao lado do metrô e rodeado de restaurantes, farmácias e lojas diversas. A estação Manuel Montt fica a 3 quadras do hotel.

Nas duas visitas não precisamos alugar carro, fizemos tudo a pé ou de metrô. O metrô de Santiago é muito limpo e seguro. Os trens são novos e bem conservados.

Sem contar o fato de que a malha metroviária abrange a maior parte da cidade e arredores. O serviço é tão eficiente que usamos poucas vezes os táxis.

Para quem for pela primeira vez e tenha o objetivo de esgotar todos os pontos turísticos, recomendo muito a hospedagem no Bairro de Providencia.

Para quem já conhece a cidade e quiser experimentar o dia a dia da capital chilena, há lugares melhores e mais bonitos, como os Bairros de El Golf, Las Condes e Vitacura.

PASSEIOS

Localizado em Las Condes, o SHOPPING PARQUE ARAUCO é o melhor de Santiago.

O maior shopping de Santiago tem lojas gigantescas das 03 maiores redes chilenas (Falabella, Ripley e Paris 6), além de setor exclusivo de produtos para casa, praça de alimentação com vários restaurantes famosos, mesas ao ar livre, além de um supermercado.

Quem desce na Estação Manqehue, no Bairro de Las Condes, e segue em direção ao Shopping Parque Arauco terá que cruzar pelo PARQUE ARAUCANO.

Local muito calmo e com bela vista da Cordilheira dos Andes, o parque tem muita área verde, além de pistas para caminhar e andar de bicicleta.

Há um Rosedal logo na entrada, sem qualquer cobrança de ingresso. Recomendo os horários alternativos porque está sempre cheio. Os chilenos usam o Parque para fazer piquenique e praticar atividades esportivas.

Outro passeio imperdível ocorre pela região do CERRO SAN CRISTOBAL, que fica situado na parte oeste do Bairro de Providencia.

Ao entrar no Cerro pela Rua Pio Nono/Manuel Mackenna você avista a entrada do Funicular utilizado para a subida do morro.

Ao chegar no local paga-se algo em torno de 2.600,00 pesos chilenos pela subida ou 5.000,00 com o ingresso para o zoológico que fica na única parada até o topo. Após uma pequena fila (uns 15 minutos) nós conseguimos embarcar e iniciar nossa ascensão.

Aconselho ficar no último carrinho, bem na parte traseira, pois, conforme vai subindo, aparece a vista da cidade de Santiago. Não quisemos parar no zoo e fomos direto ao cume. A paisagem que se forma realmente vale a subida.

Após a chegada, ainda tem uma boa quantidade de escadas para quem quiser chegar realmente no topo, local este que fica uma imagem de Nossa Senhora. A imagem da cidade fica melhor ainda.

Após a descida (sem fila) voltamos caminhando pela região e decidimos parar para comer no PATIO BELLAVISTA (Constitucion 30 – 70 Providencia, Santiago 7500000, Chile).

Posso definir como uma praça de alimentação gigante ao céu aberto, com uma variedade imensa de restaurantes, além de algumas lojas de souvenir.

Ao redor do Patio, em especial as ruas Pio Nono e Constitucion, há uma grande variedade de bares e restaurantes com mesas nas ruas.

Nós resolvemos comer no Patio e, entre tantas opções, inclusive os famosos Como Água Para Chocolate e La Boheme, acabamos escolhendo um restaurante que nos proporcionou uma experiência ruim e que está relatada na parte final do post.

Em nossa segunda viagem resolvemos passear pelo famoso BAIRRO LASTARRIA.

O local abriga pequenas ruas, quase sem movimento de carros, repletas de restaurantes e lojas de antiguidades.

Ideal para sentar e beber uma cerveja no meio da tarde ou almoçar em um dos restaurantes frequentados por locais.

Nós resolvemos tomar um sorvete na rede mais famosa da cidade, a EMPORIO LA ROSA.

Sorvete de boa qualidade e com preços acima da média (palito custa 2.000 pesos e o copo com 03 sabores em torno de 5.000 pesos), porém, piores do que a rede argentina Freddo.

Na volta de Lastarria aproveitamos para passar em um dos pontos mais famosos de Santiago, o CERRO SANTA LUCÍA.

Pegamos a entrada que fica no cruzamento da Rua José Miguel de La Barra com a Rua Merced.

Local muito belo e agradável, mas prepare-se para uma subida íngreme para chegar ao topo. No meio do caminho há fontes, praças e estátuas.

Após longa caminhada chegamos no ponto mais alto para apreciarmos a bela vista da cidade.

O passeio mais famoso de Santiago se resume àquele feito a pé pelo CENTRO DA CIDADE.

Nós descemos na Estação La Moneda e fizemos o trajeto acima, passando pelos pontos históricos da cidade, como a BASÍLICA DE LA MERCED.

A CATEDRAL DE SANTIAGO estava em reformas, coberta com tapumes, então conseguimos tirar fotos apenas da parte interna que estava aberta à visitação.

A antiga sede do CONGRESSO NACIONAL tem um prédio suntuoso com jardins muito bem cuidados. Infelizmente é proibida a entrada de turistas, sendo possível observar através das grades apenas.

Depois continuamos a caminhada passando pelo MINISTÉRIO DO EXTERIOR e pela PLAZA DE LA CONSTITUCIÓN.

Passamos pela principal atração turística do Centro de Santiago, o PALACIO DE LA MONEDA, mas, infelizmente, não conseguimos assistir a troca de guardas.

Terminamos o roteiro da região central pelas belas PLAZA DE ARMAS, que estava parcialmente interditada para reformas, e PLAZA DE LA CIUDADANIA.

Bem próximo aos pontos do roteiro acima ficam duas pequenas e pitorescas ruas da região central de Santiago, CALLE PARIS E CALLE LONDRES.

O cruzamento destas ruas revela um oásis de paz no meio de tanto movimento. Lembra uma cidade do interior de países europeus como Espanha, Portugal e Itália.

A Rua Londres termina no Museu Colonial. Nós não visitamos a parte interna, mas está bem avaliado no Trip Advisor.

Quem quiser começar o tour por essa parte, depois basta atravessar a Avenida Libertador Bernardo O´Higgins e já estará muito perto dos pontos turísticos do Centro.

Em nosso último dia fomos passear pela RUA ITÁLIA, que fica localizada na periferia de Santiago, bastando pegar o metrô até a Estação Santa Isabel e caminhar 06 quadras.

O quarteirão situado entre as Ruas Santa Isabel e Caupolican abriga diversos cafés e lojas de artigos de decoração.

Minha esposa ficou alucinada com tanta coisa para decorar nosso apartamento.

Em nossa última viagem aproveitamos para conhecer o PARQUE BICENTENARIO (Bicentenario 3236, Vitacura, Región Metropolitana, Chile).

O belíssimo parque está situado no Bairro de Vitacura, um dos mais legais da cidade, muito limpo e com ótima infraestrutura. Tem estacionamento gratuito na parte final e particular ao lado de sua entrada principal.

Tem muito verde, porém, pouca sombra, sendo que no verão fica bem quente e desconfortável. Tem vários brinquedos para as crianças, além de animais soltos no lago, como os flamingos. A vista da cordilheira ao fundo fica muito bonita no final do dia.

O maior ícone moderno de Santiago é o arranha céu chamado SKY COSTANERA (Andrés Bello 2425, Providencia, Región Metropolitana, Chile).

O gigantesco prédio pode ser observado de diversos pontos da cidade, especialmente dos bairros de Las Condes e Providencia. Nós conseguimos tirar várias fotos de diversos ângulos .

Na base do edifício fica o ótimo Shopping Costanera Center, sendo possível, ainda, subir no topo do prédio para observar toda a cidade de Santiago.

Todos os passeios acima mencionados podem ser realizados em um período de 3 a 5 dias, mas os momentos que mais nos agradaram, sem sombra de dúvidas, ocorreram em nossa última estadia quando ficamos hospedados em Las Condes e aproveitamos o dia a dia dos chilenos.

Tivemos a chance de explorar todo o bairro calmamente, sem a preocupação de conhecer pontos turísticos.

A qualidade de vida de Santiago é inacreditavelmente boa, pois, além de ser uma metrópole com todas as opções oferecidas aos seus habitantes, há pontos da cidade com muita segurança e tranquilidade.

O respeito de seus habitantes com a sua cidade pode ser visto na limpeza das ruas e no trato do dia a dia com seus pares. Um exemplo de cidadania por todos os cantos.

Bastava andar alguns quarteirões para chegarmos em uma praça tranquila ou em um prédio público bem cuidado aberto à visitação. As ruas são arborizadas, com calçadas amplas, repletas de parquinhos e opções de lazer gratuitas.

O bairro vizinho de Vitacura mantém a mesma qualidade de vida, porém, com menos opções de lazer, além do ótimo Parque Bicentenário.

A estadia nesses bairros serão bem aproveitadas apenas por aqueles que não tem interesse em visitar as principais atrações turísticas de Santiago, já que são afastados de tais pontos. Para quem estiver indo pela primeira vez, reitero a recomendação de estadia em Providencia.

Já que estávamos com carro alugado, nós aproveitamos a proximidade do litoral para passarmos o Natal em VIÑA DEL MAR.

A viagem dura cerca de 1h:30m pela ótima Ruta 68 e seus 130 quilômetros. Há opções de  ônibus diários que saem de Santiago.

A cidade fica muito vazia nessa época, sendo que os chilenos lotam seu balneário somente após o dia 26 de dezembro, quando fizemos o trajeto inverso e voltamos para Santiago.

Vou confessar que a cidade não tem muitos atrativos imperdíveis, tratando-se de um balneário como tantos outros que vimos pela América do Sul. As praias mais bonitas ficam ao norte. O cassino é uma boa pedida para quem gosta de jogar.

Ficamos hospedados no magnífico HOTEL SHERATON MIRAMAR (Av. Marina N 15, Viña del Mar, VS, Chile).

O hotel está, sem dúvidas, entre os melhores que já nos hospedamos. Não tenho qualquer crítica a fazer, simplesmente irretocável. Em nossa opinião, foi o principal ponto turístico da cidade.

Estacionamento próprio com ótimo serviço de manobrista ao custo de 6 mil pesos; internet muito rápida e estável; atendimento excepcional por todos os funcionários, desde o manobrista até a moça da limpeza; quartos amplos, limpos, silenciosos e confortáveis; café da manhã delicioso e muito farto; além de um serviço de quarto eficiente, com ótima comida e preços justíssimos.

O que mais eu posso querer em um hotel ? Uma bela vista ? Isso tem também ! Que vista maravilhosa de toda a orla da cidade, e como o hotel fica dentro do bar, dormir com o barulho das ondas ou apreciar o por do sol da sacada, tornam a estadia mais perfeita ainda.

No dia 24/12 conseguimos uma mesa para jantar no DIEGO PIZZA (San Martín 636 Viña del Mar, Valparaíso, Viña del Mar, Región de Valparaíso, Chile).

Como era o único lugar que estava aberto, arriscamos e entramos para comer. O ambiente é agradável e o atendimento muito simpático.

Pedimos uma porção de pão de alho como entrada e estava muito boa. A pizza estava correta, mas nada memorável, faltou um pouco mais de recheio pelo preço cobrado.

No dia 25/12 repetiu-se o mesmo problema do dia anterior, já que quase todos os restaurantes estavam fechados. Após muita procura paramos no DON VITO E ZANONI (8 Nte. 375, Viña del Mar, Región de Valparaíso, Chile).

Restaurante italiano com ambiente muito agradável. Pedimos Camarões no alho de entrada e estavam no ponto correto, saborosos. Os pratos principais estavam deliciosos.

A minha lasanha de frutos do mar estava muito bem recheada de mariscos, loco, camarões e lula. O gnocchi de berinjela defumada da minha esposa estava excelente. Porções individuais bem servidas. Preços justos para a qualidade da comida.

Terminamos o passeio com uma visita a VALPARAÍSO, cidade vizinha de Viña del Mar que tem interligação por carro, ônibus e metrô.

Muitas pessoas adoram a cidade e seu estilo peculiar, com ruelas estreitas de paralelepípedos, casas antigas coladas umas nas outras e um porto para arrematar essa beleza de lugar.

Nós odiamos a cidade, achamos feia, suja e apertada. Acredito que Valparaíso seja daqueles locais que uns ama e outros odeiam. Nós subimos em um dos diversos mirante e andamos pelas ruelas do alto do morro, para nunca mais voltarmos.

RESTAURANTES

1) Em nossa primeira viagem, fomos ao Shopping Parque Arauco comer frutos do mar e escolhemos o LA PERLA DEL PACIFICO.

Como eu perdi as fotos desse dia, coloquei as imagens tiradas do site do Shopping, que resumem fielmente o ambiente do restaurante. Entrada: Empanadas de caranguejo, 01 suco e 03 cervejas. Pratos principais: Meus pais dividiram uma Corvina com arroz e mariscos. Eu e minha esposa dividimos um mix de frutos do mar composto por ostras, camarões, polvo, peixe branco e ceviche de marisco. As comidas eram boas, mas com pouca quantidade em relação ao preço cobrado. Não acreditem quando o garçom diz que os pratos são para duas pessoas. A conta saiu em torno de 60.000,00 pesos chilenos (+/- 250,00 reais), fora a gorjeta.

2) Para o jantar em pleno domingo saímos caminhando por Providencia e encontramos um restaurante japonês chamado MAIKO SUSHI (Rua Doctor Manuel Barros Borgoño, 88, Providencia, Santiago – Chile).

Para nossa total surpresa era dia de rodízio por 9.500,00 pesos chilenos por pessoa (R$ 38,00). Juntamente com o Mori Sushi, aqui de São Paulo, considero o Maiko como o melhor restaurante de comida japonesa que já frequentei. A comida estava extremamente bem preparada e fresca.

Minha mãe pediu a um prato de tempura de camarão, e, posso garantir, que a qualidade da comida servida no rodízio é a mesma do menu a la carte. Tudo acompanhado de Coronas e suco de manga. Preço bem baixo para a qualidade da comida.

3) Almoçamos no HARD ROCK CAFÉ (Nueva Tobalaba 0412 Costanera Centro local 1226, Nivel 1 | Providencia, Santiago 7500000, Chile).

Fica situado no térreo do Shopping Costanera.

Mais um Hard Rock para o nosso currículo, e, como sempre, certeza de lanches deliciosos, bebidas geladas e música agradável.

4) Após a extenuante viagem para Valle Nevado tiramos energia para caminhar e jantar no delicioso DEL COCINERO (Av Pedro de Valdivia 41, Santiago 7501012, Chile).

O restaurante é considerado um dos melhores de Santiago. Para entrada pedimos ostras gratinadas e machas (fruto do mar típico do Chile) com parmesão. Simplesmente sensacionais. Para acompanhar suco de manga e cervejas Kunsman Toro Bayo (uma red ale muito boa).

Como pratos principais eu e minha esposa pedimos um filé ao roquefort para cada e meus pais dividiram uma merluza barcelona. A comida estava deliciosa e posso garantir que faz jus à fama. Consideramos o preço justo.

5) O único restaurante que figurou em nossas duas viagens foi o KLEINE KNEIPE (Roman Diaz 21, Santiago, Chile).

Restaurante/Bar pequeno com poucas mesas na calçada e no porão, mas com deliciosos lanches e cervejas artesanais, especialmente as de trigo.

Pedimos um sanduíche de frango no pão de forma, um lanche de carne com queijo na baguette e um cheeseburger. Todos estavam deliciosos!

6) DOMINO (Ahumada 146).

O famoso muito bom e barato. Comemos na Unidade que fica no Passeo Ahumada, bem na saída da Estação Manuel Montt.

Rede de lanchonetes que faz um ótimo cachorro quente a preços muito amigáveis (cerca de 1800 pesos). O chopp Crystal vem estupidamente gelado. Recomendo!

7) VORAZ PIZZA (Providencia 1321).

Pizza honesta e muito bem situada no coração de Providencia, ideal para quem estiver hospedado no Ibis. Atendimento cordial e preços justos (cerca da 10.000 pesos a pizza grande, com 08 pedaços).

8) BAHIA PILOLCURA (Antonio Bellet 35, Providencia).

O melhor de Santiago. O pequeno restaurante fica no porão de uma peixaria, portanto, se chegar fora do horário comercial, tem que bater na porta de vidro e esperar alguém abrir.

Frutos do mar frescos que compõem pratos simples e deliciosos.

Não deixe de provar o pastel de centolla ou jaiba (tipo casquinha de siri), camarão pil pil e um fruto do mar chileno chamado loco.

Atendimento cordial. Os pratos ficam em torno de 6.000 pesos. Fomos 03 dias seguidos nesse restaurante. Recomendo muito ! Imperdível!

9) STREAT BURGER (Isidora Goyenechea, Las Condes, Región Metropolitana, Chile).

Para quem gosta de um burger ao estilo Five Guys ou Shake Shak dos EUA, estará no lugar certo. Localizado em um pequeno calçadão perpendicular à avenida Isidora Goyenechea, com algumas mesas, rápido atendimento e preços justos.

Como sou muito fã do Five Guys, achei o melhor lanche de Santiago sem qualquer dúvida. O cookie de Reese’s estava muito bom também.

10) EL TOLDO AZUL (Isidora Goyenechea 3200, Las Condes, Región Metropolitana, Chile).

Sorveteria pequena localizada na principal rua gastronômica de Las Condes. Os sorvetes são muito bons e generosos na porção. Todos de chocolate e o de banana são muito gostosos.

Não tem mesas, mas há a chance de parar em um dos bancos da avenida e apreciar o por do sol com o Costanera ao fundo.

11) GRATIEN (Av. Las Condes 9621, Santiago, Chile).

Nós fomos na unidade que fica no Shopping Casacostanera em Vitacura. O quiosque fica no último andar e faz boas empanadas (especialmente a de camarão) por preços justos. Vale a parada.

12) LA GLORIA SANGUCHERIA PERUANA (Av. Providencia 1315, Providencia, Región Metropolitana, Chile).

Com três unidades em Santiago, decidimos experimentar a unidade da Av. Providência. O ambiente não é muito convidativo, mas vale dar uma chance para pegar e levar para comer em casa.

Pedimos dois sanduíches, o lomo saltado e o de carne desfiada com vinagrete, sendo que ambos estavam deliciosos! Preços honestos, pois os ingredientes são de qualidade.

13) PREGO TRATORIA (San Pascual 72, Las Condes, Región Metropolitana, Chile).

Passeando por Las Condes encontramos essa cantina que faz boa comida italiana em ambiente agradável e com atendimento correto.

Pedimos um macarrão com frutos do mar que estava bom e um macarrão com filé mignon que estava delicioso. Os pratos custam em torno de 11 mil pesos e servem muito bem uma pessoa. Vale o preço cobrado.

14) DA DINO PIZZA (Av. Apoquindo 4228, Las Condes, Región Metropolitana, Chile).

Pizzaria tradicional de Santiago que, além do salão principal, tem uma parte que serve as comidas rápidas e para viagem, o que foi o nosso caso. Pedimos uma pizza marguerita e duas empanadas de pino para levar.

As empanadas, além de deliciosas, são enormes. A pizza é boa, especialmente para quem gosta da massa bem grossa, ao estilo pão de padaria. Vale muito o custo x benefício.

15) ROUTE 66 (Isidora Goyenechea 2960, Las Condes, Región Metropolitana, Chile).

O Route 66 fica na avenida mais badalada e bacana de Las Condes. O ambiente é legal, com opções de mesas internas ou externas. O atendimento foi simpático e eficiente. A comida estava deliciosa, de verdade. O meu macarrão tailandês com camarões foi o melhor que eu já comi, sem duvidas.

As cervejas estavam geladas, no ponto correto. O preço é condizente com os bons restaurantes de Santiago, com pratos que giram em torno de 10/11 mil pesos.

16) MARGO (Av Presidente Kennedy 5413, Local 436, Piso 3, Las Condes, Región Metropolitana, Chile).

Restaurante localizado no terraço do Shopping Parque Arauco que conta com ambiente muito agradável. A comida é simplesmente deliciosa.

O atum selado e o polvo que pedimos estavam perfeitos, sem qualquer crítica ou objeção. Desde o ponto de cozimento até a apresentação, irretocável! As bebidas estavam bem geladas e o prato do menu kids preparado corretamente. Os pratos custam entre 10 e 12 mil pesos e valem cada centavo. Recomendo!

Santiago, apesar do perrengue em nossa segunda estadia, pode ser considerada como subvalorizada pelos brasileiros que preferem a capital da Argentina, eis que mais limpa, segura e desenvolvida do que Buenos Aires. Sem contar a possibilidade de ser usada como porta de entrada para todos os demais locais do Chile.

Post relacionado:

O único ponto negativo da viagem deixei para relatar ao final, apenas para demonstrar que, apesar do transtorno, as nossas idas até a capital chilena foram muito prazerosas.

Infelizmente, a nossa segunda estadia nos proporcionou a pior experiência em um hotel que já tivemos. Ficamos hospedados no péssimo APARTAMENTOS CAPITAL (Dr. Manuel Barros Borgono 41 | Providencia, Santiago 7501007).

foto do site booking

Primeiramente, gostaria de salientar que já nos hospedamos em mais 40 hotéis e nunca fiz qualquer resenha que pontuasse um hotel abaixo de razoável. Porém, esse “hotel” conseguiu superar todas as barreiras do inaceitável.

Vou tentar enumerar TODAS as razões que me fizeram avaliar, pela primeira vez em minha vida, um hotel como horrível.

1) Não é um hotel, e, sim, um flat, portanto, sem um café da manhã. Quanto a isso, sem problema algum, pois sabia o que estava contratando quando efetuei a reserva.
O principal problema se resume em NÃO ter qualquer suporte no local, eis que, absurdamente, o escritório da “administradora” (a razão das aspas eu comentarei logo a seguir) fica em outro prédio e somente funciona em horário comercial.
Ou seja, se ocorrer qualquer problema relacionado ao quarto, o hóspede NÃO terá suporte de ninguém porque o prédio tem apenas um porteiro que não trabalha para a empresa que “administra” o flat.

2) O “escritório” da “empresa” que administra o flat NÃO tem qualquer identificação das credenciais de uma pessoa jurídica.
Necessita ter muita coragem para deixar seus dados bancários e pessoais nas mãos de uma pessoa qualquer em um lugar sem qualquer identificação, já que eles tiram cópia do passaporte e ficam com todos os dados do cartão de crédito, portanto, se houver qualquer extravio de dados do cartão a quem poderemos reclamar ou recorrer !?!?!

3) O prédio NÃO TEM SEGURANÇA ! Qualquer pessoa pode entrar e sair do “hotel” sem se identificar. Desde o primeiro dia nós entramos e saímos, passando por diversos porteiros, sem ter que nos identificar nenhuma vez.

4) O COFRE FICA SOLTO dentro de um armário, ou seja, se algum ladrão entrar, basta levar o cofre inteiro.

5) O prédio tem moradores e, em alguns quartos, habitam GAROTAS DE PROGRAMA que recebem seus clientes a madrugada inteira. Presenciamos isso pessoalmente porque nossas vizinhas em frente e ao lado trabalhavam nos respectivos quartos do flat.
Além da isnegurança, há o barulho nos corredores dos clientes a madrugada inteira.

6) Nosso quarto estava SUJO, a cortina e as toalhas furadas, bem como os lençóis com aspectos de sujos.

7) Ficamos de quinta até domingo e nossas toalhas NÃO foram trocadas uma vez sequer.

8) O BARULHO da Avenida Providencia é absurdo, parece que os ônibus passam dentro do quarto. As janelas não possuem qualquer vedação.

9) Não adianta falar em localização do flat, porque na mesma região tem vários hotéis melhores e com o mesmo preço. O Ibis fica na mesma quadra.

10) Quando fomos até a “sede” da “administradora” do flat para fazer o check in, fomos atendidos por um funcionário extremamente despreparado, sem qualquer identificação, quiçá um crachá, que se apresentou como Rodrigo.

Após nos ludibriar com uma conversa mole, acuados em um “escritório” fechado, resolvemos contratar o táxi da “empresa” Chilean4Rent para nossa volta ao aeroporto. A “empresa” pertence à “administradora” do flat.

O funcionário Rodrigo nos obrigou a pagar, adiantado, 19.000 pesos e disse que depois nos daria um recibo. Normalmente eu costumo rechaçar tais práticas, porém, estava acuado em uma sala fechada com minha esposa. Contrariados, aceitamos e saímos da sala com a sensação de que tínhamos sido enganados.

Tentei contato com o funcionário via whatsapp solicitando o envio de meu recibo de pagamento e o mesmo não respondia. Quando ameacei ir lá com a polícia obtive resposta que o recibo seria deixado embaixo da minha porta no sábado (2 dias após o pagamento) e que o táxi estava certo, de forma muito rude e sarcástica.

Agendamos o táxi para as 4:30 da manhã e, obviamente, o mesmo não apareceu. Às 5:20 eu parei um táxi na rua e fomos até o aeroporto.

Não vou mais cobrar o valor, mas resta a indignação e a sensação de ser passado para trás. Sem contar todo o stress de quase perder o voo (chegamos faltando 10 min para encerrar o check in) e de ter ficado em um lugar sujo, inseguro e barulhento!

Se alguém, mesmo após ler todo esse relato, resolver ficar nesse lugar, não poderá reclamar se qualquer coisa acontecer e não ter ninguém para recorrer.

Apesar do problema mencionado, em nada afetou nossa viagem, só servu para ficarmos mais atentos das próximas vezes.

5 thoughts on “SANTIAGO – CHILE

  1. fala amigo, estou indo no inicio de setembro desse ano, terei apenas uma semana de 02 a 07 setembro, vale nevado por exemplo se ficar no resort tem direito a teleferico e etc, ou paga a parte? tem outras dicas de o q fazer nesses outros dias.. abs

    Like

    • Se vc fizer o passeio para Valle Nevado com a Turistik vc terá a opção de fazer o passeio com e sem o resort. Com o resort vc tem acesso a todos os teleféricos. Vc vai se hospedar em Valle Nevado ou fazer bate e volta?

      Like

      • Boa tarde amigo
        Eu e mais 3 amigos vamos fazer bate e volta de santiago para as estações de esqui agora no inicio de setembro, posso contratar essa mesma empresa que você contratou para fazer o transporte? Eles ja oferecem a roupa e equipamentos para o dia de esqui ?
        Sobre santiago, tem alguma boa dica de restaurantes para comer?
        Se puder me dar algumas dicas, serei muuuito grato rsrs.

        Like

      • Pode fazer com a Turistik mesmo. Eles passam na loja que aluga roupas.
        Restaurantes eu recomendo o Pátio Bellavista porque tem varias opções. Cuidado para não ir no Montana Grill. Péssimo. No post tem as dicas dos bons lugares e do passeio para Valle Nevado. Boa viagem !

        Like

  2. Pingback: VALLE NEVADO – FARELONES | Comida para viagem

Leave a comment