Aeroporto do Panamá – Tocumen – Dicas

Desde que a Copa Airlines passou a realizar diversos voos ligando o Brasil com o Caribe e América do Norte, o Aeroporto Internacional de Tocumen se tornou familiar aos brasileiros.

Todos os voos praticados pela Copa tem como destino a Cidade do Panamá, sendo o Hub para os demais destinos.

Eu já utilizei o aeroporto em duas ocasiões (São Paulo – Panamá – República Dominicana e São Paulo – Panamá – Los Angeles) e resolvi escrever este relato com dicas valiosas, já que as escalas costumam demorar, no mínimo, 04 horas.

ap 1

 Cabe ressaltar que não tem um Duty Free. Há um verdadeiro shopping com diversas lojas que vendem tudo sem qualquer tipo de imposto. Tem desde Tommy Hilfiger até Hugo Boss, passando por uma loja exclusiva da Harley Davidson.

foto 4 (2) 

Os preços são bem melhores que no Brasil, mas piores do que nos EUA.

A burocracia panamenha não afeta as pessoas que não tem interesse em sair do aeroporto.

Os corredores são bem largos e as cadeiras não tem braço, servindo como uma ótima cama para as longas escalas.

foto 3 (4) 

A praça de alimentação fica no mezanino e tem redes de fast food americana, além de restaurantes locais. Os preços são em dólares, como tudo no Panamá, e altos, porém, nada diferente do que é praticado em qualquer aeroporto brasileiro.

foto 1 (4)

As dicas valiosas servem para as pessoas que, assim como nós, propositadamente, escolheram escalas de mais de 24 horas para poder conhecer um pouco da Cidade do Panamá.

O aeroporto tem dois terminais. 

O Terminal B é maior e mais velho, local em que fica a praça de alimentação.

O Terminal A é novíssimo, com esteiras rolantes e lojas de grife.

foto 5 (1)

mapa_aeropuerto_panama

 

Conforme infere-se do mapa acima, o Terminal A é bem menor, possuindo poucos portões de embarque e desembarque.

O aeroporto tem duas aduanas (alfândegas), uma em cada Terminal. A maioria dos voos desembarcam no Terminal B e fazem com que as filas de entrada no país sejam gigantescas e lentas.

Portanto, a melhor dica de todas se resume em, ao desembarcar no Terminal B, atravessar toda a extensão do aeroporto, pelo meio das lojas, e chegar na Aduana situada no Terminal A, com filas muito menores e mais rápidas.

DSC05377

Basta descer a escada e chegará no setor de Imigração.

Após a checagem do passaporte, vá até as lotadas esteiras de bagagens e tente localizar sua mala.

Com as malas em mãos tem que passar por uma nova fila para checagem da bagagem via esteira de Raio-X.

Outra dica: pegue a fila da esquerda, pois tem duas máquinas operando. Pela fila da direita, além de ter apenas uma esteira, passam todas as prioridades e comissários de bordo.

Logo após a esteira, antes da porta automática que leva ao saguão do aeroporto, há dois balcões da cooperativa de táxi oficial. Não sei dizer se o valor cobrado é maior, mas, com toda certeza, é muito mais seguro e organizado, eis que a parte externa é um caos.

No balcão você fala o endereço, a atendente cobra um valor fixo e entrega 03 papéis (verde, rosa e branco) contendo as informações. Ao sair pela porta automática, vire à direita depois pegue a porta à esquerda e já será possível ver os motoristas de camisa branca que levam os passageiros até o veículo. 

Dica: os motoristas tentam enfiar outros passageiros no mesmo táxi. Basta dizer que vc pagou por um veículo privativo e que não tem interesse em dividir a corrida. Vale ressaltar que eles não cobram preço menor se compartilhar, pois o valor já foi pago no balcão.

Pagamos 15 dólares pela corrida até o Hotel Courtyard Metromall que fica uns 20 minutos do aeroporto. Para os hotéis situados na região da Avenida Balboa eles cobram em torno de 35/40 dólares.

A dica final fica para o check in após a estadia na Cidade do Panamá. Os balcões da Copa Airlines ficam sempre muito cheios, portanto, tente chegar no Aeroporto com 03 horas de antecedência. Faça o check in pela internet e imprima o cartão de embarque, assim pega-se um fila bem menor e mais rápida chamada “web check in”.

O trânsito na Cidade do Panamá é caótico, inclusive o caminho para o aeroporto, aconselho evitar tanto o tráfego quanto o aeroporto das 6 às 9 e das 16 às 19.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s