PACIFIC COAST HIGHWAY – CALIFÓRNIA

A Pacific Coast Highway, também conhecida como Highway 1, a maior estrada costeira da Califórnia, é considerada por muitos como a mais bonita dos EUA.

A cada curva nos deparamos com uma imagem digna de cartão postal. Apesar de ter pista simples, a maior parte da estrada tem acostamento em boa condição, possibilitando parar o carro e escolher o melhor ângulo para as fotos.

Nós fizemos o trajeto entre Monterey e Goleta (233 milhas). Porém, cometemos dois erros cruciais que prejudicaram, e muito, nossas paradas na estrada mais bonita dos EUA.

Primeiro, acordamos muito tarde, só conseguimos sair as 10 da manhã e o trânsito já estava intenso, pois era verão nos EUA. Segundo, não contamos com os contra tempos inesperados, pois pegamos obras na estrada, e, consequentemente, um grande congestionamento que alongou demais a viagem em uma via de pista simples, com pouquíssimos pontos de ultrapassagens.

Consequentemente, deixamos de visitar alguns locais porque estavam lotados ou atrasariam demais a nossa viagem.

Demoramos cerca de 10 horas para cumprir todo o roteiro. Aconselho que este passeio seja feito em 2 dias, com uma parada para dormir em Big Sur. Vou detalhar os pontos que realmente visitamos e fazer menção sobre aqueles que gostaríamos de ter ido.

Logo após Carmel chegamos em POINT LOBOS STATE RESERVE (62 California 1 – Carmel, CA 93923).

Parque Estadual cuja entrada custa 12 dólares para ter acesso às pequenas estradas que circundam a península.

Logo a direita tem entrada para a Whaler´s Cove, baía que os californianos utilizam para mergulhar.

Voltando para a estrada principal da reserva há acesso para a Sea Lion Cove e a Sand Hill Cove.

Em todos os lugares tem pequenas faixas de terra para estacionar o veículo. A estrada termina na China Cove.

O Parque tem áreas para piquenique e inúmeras trilhas que levam para os locais em que não dá para chegar de carro.

Nosso segundo ponto de parada foi a famosa ROCKY CREEK BRIDGE.

Ponte gigantesca beirando o Oceano Pacífico. As fotos foram tiradas no acostamento que fica do lado direito, antes de chegar na ponte.

Cerca de 5 milhas após a ponte, há o Point Sur State Historic Park que abriga o Point Sur Lightstation.

Não tem placa, mas fica em uma entrada à direita, asfaltada. O portão está quase sempre trancado, sendo aberto algumas vezes por semana para passeios pré-agendados.

Continuamos dirigindo, e, após passarmos pela placa amarela que fica do lado esquerdo indicando a Big Sur Station, ande mais 800 metros e faça uma curva bem fechada à direita para chegar na Sycamore Road.

Nesta estrada você terá acesso para a praia mais bela da viagem, a PFEIFFER BEACH.

PB 2

Infelizmente a imagem acima foi copiada do site oficial da Big Sur, porque ao chegarmos na Sycamore Road havia uma guarda florestal impedindo a entrada de mais pessoas sob a alegação de que o local já estava com sua capacidade máxima. Mais uma vez fomos prejudicados por termos acordado tarde.

Dica: A Sycamore Road fica bem escondida, tem que colocar no GPS o endereço aproximado da entrada (47376 Cabrillo Hwy – Big Sur, CA 93920) ou próximo da praia (9151 Sycamore Canyon Rd – Los Padres National Forest – Big Sur, CA 93920)

Como estávamos cansados e extremamente decepcionados com a impossibilidade de conhecer a Pfeiffer Beach, desistimos de almoçar no restaurante do hotel POST RANCH INN, o famoso Sierra Mar (47900 Highway One, Big Sur, CA 93920) e sua bela vista do litoral.

pri

Para chegar basta passar pela placa escrita Ventana Inn & Spa e, logo depois, do lado direito, estará a entrada escrita Post Ranch Inn. Horários do restaurante: Almoço: 12:15 p.m. – 3:00 p.m. Petiscos e drinks: 3:00 p.m. – 5:30 p.m. Jantar: 5:30 p.m. – 9:00 p.m.

Continuamos até chegar na entrada da PARTINGTON COVE.

pc

Tem que estacionar o carro no acostamento à direita e pegar uma trilha de 800 metros. Dessa vez o horário não influenciou, mas não descemos até o local porque o carro estava lotado de compras e não gostamos da ideia de abandonar o veículo com todas as malas dentro.

As estrelas do mapa abaixo mostram qual o local de parada na estrada e a trilha a ser utilizada.

HIGHWAY 1

Endereço aproximado para colocar no GPS: 52172 Cabrillo Hwy – Big Sur, CA 93920

Após a foto rumamos pela estrada até chegar no JULIA PFEIFFER BURNS STATE PARK, local que abriga a famosa e bela McWay Cove.

A entrada fica do lado esquerdo e tem uma placa de pedra escrita em amarelo. Não tem como errar. Basta parar no estacionamento do parque, pegar a Overlook Trail, passar pelo túnel sob a Highway 1 e caminhar mais um pouco até avistar a Cachoeira McWay.

Endereço aproximado para colocar no GPS: 53152 Cabrillo Hwy – Big Sur, CA 93920.

Já estávamos muito cansados da viagem e ainda tínhamos que percorrer mais 52 milhas até a entrada do HEARST CASTLE, que, obviamente, estava lotado e sem ingressos para aquele dia, assim, deixamos de visitar outro famoso local da Highway 1.

hc

O Hearst Castle é gigantesco, construído no alto do morro e com uma vista sensacional do Oceano Pacífico.

Todos os passeios são guiados (há 04 tipos), duram em torno de 2 horas e custam 24 dólares por pessoa. Aconselho comprar com uma semana de antecedência através do site oficial.

Nossa última parada foi em PIEDRAS BLANCAS, praia utilizada como dormitório pelos leões marinhos.

O amplo estacionamento fica do lado direito e leva ao deck de observação.

Chegamos em GOLETA às 20:00 horas desesperados para fazer o check in, jantar e dormir.

Ficamos hospedados no HAMPTON INN GOLETA (5665 Hollister Avenue, Goleta, CA 93117).

AAAAA

O hotel mantém o padrão de excelência da rede, com quartos grandes, silenciosos e limpos. Atendimento cordial e estacionamento amplo.

Check in feito fomos dar uma volta em SANTA BÁRBARA, município vizinho mais caro e famoso, porém muito charmoso. Voltamos para o Hotel, matei minha vontade de comer no Taco Bell, minha esposa no Little Caesars Pizza.

Desmaiamos após um dia muito cansativo que deveria ter sido partilhado em dois.

No dia seguinte fomos almoçar no THE HABIT BURGER GRILL (5735 Hollister Ave, Goleta, CA 93117-3420).

Rede de lanchonetes que faz somente 04 tipos de burgers, sendo que o mais caro custa menos de 4 dólares. Deliciosamente bem preparados e imensos, os lanches podem ser considerados como o melhor custo x benefício da viagem.

Após o almoço “light”, pegamos a estrada sentido Los Angeles para aproveitar nosso último dia de viagem pelo sensacional Estado da Califórnia. O passeio é imperdível ! Sério !

Na verdade, a Califórnia tem 04 estradas entre as mais bonitas dos EUA. Todas estão descritas nos outros posts dessa viagem. São elas: CA-190, que corta o Death Valley; Tioga Pass, que cruza o Yosemite Park; a estrada cênica 17 Mile Drive; e a Highway 1.

Posts Relacionados:

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/09/california-roteiro-de-viagem/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/12/las-vegas/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/12/deserto-de-mojave-victorville/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/13/death-valley-mammoth-lakes/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/02/yosemite-park/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/10/carmel-17-mile-drive-california/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/08/monterey-california/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/11/los-angeles/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/02/sao-francisco/