YOSEMITE PARK

A SERRA NEVADA é uma cordilheira que divide as partes leste e oeste da Califórnia, tendo uma grande diversidade de paisagens, desde seus picos nevados até o Vale da Morte (ver post do Death Valley).

Para atravessar a Serra Nevada, saindo de Las Vegas, em direção a São Francisco, há 02 opções: SONORA PASS (CA 108) ou TIOGA PASS (CA 120), ambas facilmente acessadas pela CA 395.

Os relatos dessas estradas são quase inexistentes nos blogs brasileiros, portanto tive que ler diversas opiniões dos norte americanos.  As diferenças básicas entre os trajetos se resumem ao tempo que o turista dispõe e qual época do ano está viajando.

A Tioga Pass é muito mais bonita, pois cruza o Yosemite Park e dá acesso ao Yosemite Valley, porém, tem pista simples, bastante movimento e só fica aberta entre meados de maio e início de novembro.

Por outro lado, a Sonora Pass possui menos pontos de paradas para fotos, mas tem pista dupla, pouco movimento e fica aberta o ano todo.

Como não tínhamos pressa, escolhemos ir pela TIOGA PASS e aproveitar as belas paisagens ao longo do trajeto.

Saímos de Mammoth Lakes bem cedo e pegamos a CA 395 sentido Norte. Após 30 milhas, viramos a esquerda para iniciar o trajeto pela Tioga Pass. 

Logo na entrada percebemos que o dia seria repleto de diversas paradas para fotos nas belas paisagens.

Andamos alguns quilômetros até o portal de entrada do YOSEMITE NATIONAL PARK. Paga-se uma entrada no valor de 20 dólares por veículo e tem validade de uma semana.

Após este ponto começa, realmente, a famosa Tioga Pass Road (CA 120). A estrada tem diversos pontos de paradas, cheios de riachos, lagos e pradarias. Mas há três locais obrigatórios.

A primeira parada foi no TUOLUMNE MEADOWS.

Trata-se de uma área de prado rodeada de cúpulas graníticas. Há estacionamento do lado direito de quem faz o trajeto de Vegas até São Francisco.

Alguns quilômetros depois tem que cruzar a pista e estacionar o carro em frente ao TENAYA LAKE.

Lago de origem glacial com mirante no inicio e um estacionamento chamado Sunrise ao final.

Na subida da serra, 2500 metros acima do nível do mar, do lado esquerdo, fica o OLMSTEAD POINT.

Mirante às margens do Tenaya Cannyon em que se tem uma boa visão do Half Dome.

O ponto alto do dia ainda estava por vir, o famoso YOSEMITE VALLEY.

Para chegar tem que continuar pela Tioga Pass Road até passar por um posto de gasolina chamado Crane Flat Gas Station.

Passando a entrada do posto a estrada vai terminar em uma intersecção, quem virar a direita vai para São Francisco e quem virar a esquerda vai pegar a Big Oak Road em direção ao Yosemite Valley.

A estrada também tem pista simples e bastante movimento de turistas, sem pontos de ultrapassagens. Ao chegar na primeira bifurcação da Big Oak Rd tem que pegar a direita na placa escrita “Wawona Fresno 41”.

Logo após a bifurcação, à esquerda, já tem a entrada para a BRIDALVEIL FALL

FALLS

Tem que parar o carro no estacionamento e andar uns 500 metros até a cachoeira.

Depois, pega-se a Wawona Road e continua até chegar no TUNNEL VIEW, mirante para observar o Vale de Yosemite, incluindo as formações rochosas chamadas El Capitan e Half Dome.

Após várias fotos voltamos pela Wawona Rd em direção ao Yosemite Valley até chegar na Southside Rd que faz o sentido de ida, sendo que a volta é feita pela Northside Rd.

Caso o GPS não reconheça, pode-se colocar o endereço do hotel mais famoso da região, o The Ahwahnee (1 Ahwahnee Dr – Yosemite National Park, CA 95389).

Tanto pela Southside Rd, quanto pela Northside Rd, há diversos locais para estacionar e tirar fotos das belas paisagens que formam o Yosemite Valley.

Voltamos pela Big Oak Road até encontrar a Tioga Pass Road e pegarmos sentido São Francisco, passando por Groveland e Oakdale até chegarmos em nosso hotel na cidade de Hayward.

Apesar de muito pouco visitado pelos brasileiros, o Yosemite National Park pode ser considerado como um dos locais mais belos do mundo. 

Sem contar a excelente infraestrutura que permite aos turistas uma boa condição de passeio.

Fizemos esta viagem no final de agosto e tentamos, em maio, reservar algum hotel na Tioga Pass Road, pois gostaríamos de aproveitarmos ainda mais as trilhas e paisagens da Serra Nevada, porém, estavam todos esgotados com 06 meses de antecedência.

Aconselho uma viagem de 03 dias entre Mammoth Lakes e São Francisco, passando pelo Yosemite National Park.

Posts Relacionados:

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/09/california-roteiro-de-viagem/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/12/las-vegas/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/12/deserto-de-mojave-victorville/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/13/death-valley-mammoth-lakes/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/10/pacific-coast-highway-ou-highway-1-california/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/10/carmel-17-mile-drive-california/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/08/monterey-california/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/11/los-angeles/

https://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/02/sao-francisco/

13 thoughts on “YOSEMITE PARK

  1. Pingback: CALIFÓRNIA – ROTEIRO DE VIAGEM | Comida para viagem

  2. Pingback: PACIFIC COAST HIGHWAY ou HIGHWAY 1 – CALIFÓRNIA | Comida para viagem

  3. Pingback: CARMEL – 17 MILE DRIVE – CALIFÓRNIA | Comida para viagem

  4. Pingback: MONTEREY – CALIFÓRNIA | Comida para viagem

  5. Pingback: SÃO FRANCISCO | Comida para viagem

  6. Pingback: DEATH VALLEY – MAMMOTH LAKES | Comida para viagem

  7. Pingback: LAS VEGAS | Comida para viagem

  8. Pingback: DESERTO DE MOJAVE – VICTORVILLE | Comida para viagem

  9. Pingback: LOS ANGELES | Comida para viagem

  10. Muito bom o seu blog. Gostaria de saber se existe pedagio em alguma rodovia que vc percorreu, em caso positivo, qual os locais. Estou me preparando para fazer essa viagem e as suas informacoes foram essenciais para o meu roteiro. Ademar

    Like

    • Obrigado Ademar! Não passamos por pedágios nas estradas. Só há pedágio na Golden Gate (tem que entrar no site e registrar a placa do carro e cartão de crédito para cobrança) e nas demais pontes que acessam São Francisco que podem ser pagos em dinheiro na cabine, igual no Brasil.
      Boa viagem !

      Like

  11. Parabens pelo blog. Estou muito perdido em relação a Yosemite. Sairei de Vegas sentido Yosemite, passando pelo death valley. Como vou em fevereiro, a Tioga Pass estará fechada como vc falou e a Mariposa Grove será reformada. Gostaria de uma ajuda do que eu posso fazer lá, considerando o fator do inverno e da reforma da mariposa.

    Like

    • Fala André ! Então, não resta muita alternativa, vc terá que ir pela Sonora Pass mesmo e aproveitar o que tem por lá. Pelo visto será inviável visitar o Yosemite Valley. A 140 e a 41 tb estarão fechadas ? Se bem que a volta será grande….

      Like

Leave a comment