ROSÁRIO

Rosário é a terceira maior cidade da Argentina, com cerca de 1 milhão de habitantes, estando situada a, apenas, 300 quilômetros de Buenos Aires, sendo um ótimo destino para quem busca tranquilidade e história, além de escapar do eixo turístico Mendoza – Bariloche – Ushuaia.

A capital argentina possui linhas de trem e ônibus que ligam as duas cidades, mas eu sempre aconselho alugar um carro e dirigir pelas sempre boas rodovias argentinas, conforme anteriormente relatado nos posts de Mendoza, Córdoba, Bariloche e Buenos Aires.

Como nosso tempo era meio escasso, optamos por fazer um voo direto entre São Paulo e Rosário com a LATAM para aproveitar exclusivamente a cidade e região no feriado de 15 de novembro.

O voo dura cerca de 3 horas até desembarcarmos no acanhado aeroporto internacional ISLAS MALVINAS.

Situado em uma área afastada da cidade, o aeroporto tem um serviço de alfândega lento, com poucos guichês, além de uma única e estreita esteira de bagagem.

O Duty Free Shopping funciona somente no embarque e possui pouquíssimos produtos.

A única opção para comer dentro do aeroporto é uma lanchonete chamada La Cafe.

Aqui vai uma boa dica, ao lado do aeroporto tem uma espécie de shopping a céu aberto (Fisherton Plaza Chic) com algumas lojas de grife e boas opções para alimentação.

Não tem calçada no caminho, então tem que andar cerca de 200 metros na grama beirando a pista. Nós fomos e não nos arrependemos, trata-se de uma ótima pedida para matar tempo.

Após o desembarque, basta sair na primeira porta à esquerda e pegar qualquer um dos táxis ou remis que estiverem ali esperando, já que o voo de SP chega bem tarde e não tinha nenhum guichê aberto para pegar o táxi oficial do aeroporto.

Negocie o preço na hora, nós pagamos 250 pesos por um remis que levou cerca de 25 minutos para percorrer os 15 quilômetros até o nosso hotel.

Nós ficamos hospedados no HOLIDAY INN EXPRESS ROSARIO ().

Acredito que temos que avaliar cada hotel dentro de seu nicho, portanto o Holiday Inn Express de Rosário merece nota máxima em sua categoria.

Extremamente bem localizado e silencioso, o hotel é novo, com quartos bem grandes e limpos, cama confortável, TV com vários canais, cofre e boa ducha.

Café da manhã gratuito e com grande diversidade de frios, pães, sucos, frutas, iogurte, ovos, bacon e afins.

Não tem frigobar, mas se quiser beber algo gelado basta pegar um voucher na recepção que contém os códigos para liberação das máquinas com boa variedade de bebidas e guloseimas.

O hotel está situado bem perto da Boulevard Oroño, a avenida mais bacana da cidade, repleta de restaurantes e bares que nos fizeram aproveitar muito bem a ótima culinária argentina.

RESTAURANTES

  1. ANA BORREL ()

Situado em uma agradável esquina da Bv Oroño, o lugar é uma mistura de café com loja de roupas femininas.

As poucas mesas, algumas coletivas, tornam o restaurante bem concorrido.

Fomos tomar café da manhã e pedimos um prato americano (duas torradas, ovos mexidos com bacon, geléia, requeijão, café com leite, suco de laranja e salada de frutas) e um francês 2 (duas medialunas com presunto e queijo, café com leite e um suco de laranja).

Tudo estava muito bom e com preços justos. Atendimento normal.

2. ANA JUANA PIZZA A LA PARRILLA ()

O ambiente é bacana mas percebe-se que está sub aproveitado porque nunca está cheio.

Pedimos uma pizza grande de presunto, queijo e cebola caramelizada para viagem.

A pizza estava boa, bem recheada e com preço muito justo (cerca de 200 pesos). Atendimento muito cordial, só falta o dono aproveitar melhor o potencial do lugar.

3. BRUTAL BURGER ()

Hamburgueria situada no Fisherton Plaza Chic que serve bons lanches a preços justos, porém, sem nada memorável.

Ponto negativo para o pão que estava seco. A batata estava muito boa.

Por estar ao lado do aeroporto, trata-se de uma boa opção para quem estiver esperando voo. Os lanches custam entre 63 e 100 pesos, dependendo do tamanho e ingredientes.

4. CHICHARRA ASADOR A LAS BRASAS ()

Sem dúvida alguma o melhor restaurante que fomos em Rosário. Ambiente agradável, comida sensacional e atendimento cordial. Aos finais de semana tem que fazer reserva.

Pedimos camarões empanados com creme de queijos como entrada. Para os pratos principais eu comi o cordeiro confitado e minha esposa foi de filé mignon envolto em bacon e batatas ao molho branco.

Não temos qualquer crítica, tudo estava delicioso!

Apelamos e pedimos duas sobremesas, uma marquisse de chocolate e panquecas de doce de leite. Excelente, mas serve 3 pessoas facilmente.

Preços justos para a qualidade da comida. Se estiver em Rosário, vá!

5. FENICIA BREWING COMPANY ( )

O ambiente é simples e despojado, mas as cervejas da casa são sensacionais e por preços muito justos.

Ponto alto para a Pale Ale La Pichincha, uma das melhores que já provei.

O hambúrguer que leva o nome da casa estava delicioso, acompanhado de batatas fritas temperadas finas e crocantes.

Tomamos 3 cervejas, uma água e um hambúrguer por módicos 279 pesos.

Precisa melhorar no atendimento, mas vale a visita. Recomendo!

6. LOS JARDINES ()

O restaurante é bem grande e fica situado às margens do Rio Paraná, com várias mesas agradáveis ao ar livre protegidas pelas sombras das árvores e dos guarda sóis.

Ao chegar na calçada de cima, o cliente pode escolher em descer de elevador ou escada.

Sempre cheio, tem que chegar bem cedo, por volta do meio dia, se quiser uma boa mesa na parte externa como a nossa.

O atendimento é extremamente lento, porém, a comida é muito boa e a cerveja bem gelada. Como entrada pedimos croquetas de dorado (bolinho de peixe) e para o prato principal fomos de bife de tira para duas pessoas.

Passamos o resto do tempo tomando uma boa cerveja Patagonia apreciando a bela vista.

Para finalizar, pedimos a deliciosa degustación de postres que consiste em três copinhos com mousse de chocolate, cheesecake com calda de frutas vermelhas e mousse de doce de leite com bananas em uma base de coco.

Preços justos pela localização e qualidade do ambiente.

7. SANDWICHES MONREAL ()

A lanchonete fica no Centro e tem uma fachada acanhada, mas faz o melhor sanduíche da cidade! Sem qualquer dúvida!

O cardápio é bem extenso, com muitas opções de lanches quentes e frios.

Nós pedimos um Carlitos (presunto e queijo) e um Pedrito (filé com queijo) que faz frente à qualquer Philly Cheesesteak qua já comemos nos EUA.

Os preços são muito justos, imperdível !

8. O´CONNELLS ( )

Pub ao melhor estilo irlandês, com ambiente escuro, cerveja boa e muito rock and roll.

A carta de cervejas é razoável, e, durante a semana, de 19 às 21h, você paga uma e bebe outra de graça.

Não provamos as comidas, ficamos apenas bebendo algumas boas cervejas locais por preços muito justos. Recomendo!

9. ROCK & FELLER’S ()

O ambiente é muito bacana, ao estilo Hard Rock, com boa música tocando e memorabilia ligada ao bom e velho rock and roll. O atendimento foi muito cordial.

Por outro lado, a comida foi decepcionante. Pedimos uma pizza que, após uma longa espera, chegou totalmente queimada no fundo. Minha esposa pediu um drink de maracujá que só foi servido após a pizza.

Eu daria uma segunda chance pelas ótimas avaliações do site Trip Advisor. Preços justos.

10. SUNDERLAND ()

Comida boa, ambiente muito agradável e o melhor atendimento que tivemos em muito tempo pela garçonete Bárbara.

Pedimos uma milanesa e um bife de chorizo acompanhados de batata sunderland (batata frita coberta com molho de cogumelos).

Tudo estava muito bom! Os preços são justos.

11. V.I.P. ()

O restaurante/bar é muito famoso na cidade por pertencer ao Messi. Ambiente muito agradável, com mesas ao ar livre em uma área verde ao lado do principal ponto turístico de Rosário, o Monumento Histórico Nacional a la Bandera.

Ideal para tomar uma boa cerveja. Por outro lado, a comida é bem fraca, pedimos um hambúrguer que estava com pão seco e carne industrializada.

O atendimento é muito lento, faz o cliente passar raiva. O preço é justo. Recomendo para uma bebida, não para uma refeição.

Mesmo tendo visitado diversos restaurantes e bares, ainda restaram uns 10 estabelecimentos que gostaríamos ter ido e que ficaram para uma próxima visita.

Pela boa localização do hotel, nós fizemos quase todos os passeios a pé, desde uma longa caminhada ao Centro até um rápido passeio às margens do imponente Rio Paraná que beira a cidade.

Situada na Província de Santa Fé, Rosário é famosa por o berço da independência argentina, e, por causa de sua colonização espanhola, a cidade é repleta de edifícios históricos com arquitetura europeia e parques muito bem conservados com bastante verde.

Visitamos os principais pontos turísticos dentro da cidade e gostamos da maioria, sendo que nos sentimos seguros a todo momento.

PASSEIOS

A) PLAZA 25 DE MAYO (Calle Córdoba 700, Rosario, Santa Fe, Argentina)

A praça mais famosa da cidade fica na região central, bem na entrada do Monumento Histórico Nacional a la Bandera.

Em seu centro fica o monumento denominado Columna a La Liberdad que faz alusão à independência da Argentina.

Muito bem cuidada e arborizada, está rodeada de prédios históricos como o PALÁCIO DE LOS LEONES (Buenos Aires 711, Rosario, Santa Fe, Argentina), sede da prefeitura e a  BASÍLICA NUESTRA SEÑORA DEL ROSARIO (Buenos Aires 789, Rosario, Santa Fe, Argentina).

2) MONUMENTO HISTÓRICO NACIONAL A LA BANDERA (Sta Fe 581, 2000 Rosario, Santa Fe, Argentina).

Ponto turístico mais famoso da cidade, o imponente monumento, que estampa a nota de 10 pesos, é muito famoso por ter sido o primeiro lugar em que Manuel Belgrano empunhou a bandeira da Argentina recém independente.

O passeio tem que começar pela Plaza 25 de Mayo para acessar o calçadão elevado, tendo ao lado dois espelhos d´agua com esculturas, que termina no salão formado pelas colunas e a chama que nunca apaga em seu centro, cujo objetivo é simbolizar a independência do país.

Do salão tem-se uma bela vista da escadaria e do pátio que, ao final, fica a bela torre que possibilita a subida ao seu topo de elevador, ao custo de 15 pesos, e proporciona uma incrível vista do Rio Paraná e da cidade.

Passeio obrigatório!

C) PARQUE NACIONAL A LA BANDERA (Av. Belgrano 500, S2000APR Rosario, Santa Fe, Argentina)

Parque linear que fica às margens do Rio Paraná, atrás do Monumento Histórico Nacional a la Bandera.

Fomos em uma época de muito calor (12/11/2016) e, como o parque tem poucas sombras, foi bem complicado passar muito tempo escaldando no sol. Vale a caminhada no final da tarde, início da noite. Estava rolando uma feira mundial de gastronomia (Conectividades).

D) PUERTO ESPAÑA (Arturo Illia 1602, Rosario, Santa Fe, Argentina)

Situado na parte nordeste da cidade, margeando o rio, fica este complexo de restaurantes e salões para festas construído em uma área antigamente degradada.

Tem uma extensa área verde que os argentinos utilizam para praticar esportes ou tomar um sol.

E) PARQUE URQUIZA (Chacabuco 1371, Rosario, Santa Fe, Argentina)

Situado a cerca de 2 quilômetros ao sul do Monumento Nacional a La Bandera, basta pegar a Avenida de La Libertad e caminhar cerca de 25 minutos até chegar no belo parque com muito verde, encravado no meio de um bairro residencial.

Fica em uma área elevada em relação ao Rio Paraná, proporcionando uma bela vista.

O parque abriga o COMPLEJO ASTRONOMICO MUNICIPAL (Av. Diario La Capital 1602, Rosario, Santa Fe, Argentina) formado por um Observatório, um Planetário e um Museu de Ciências, e o ANFITEATRO MUNICIPAL HUMBERTO DE NITO (Av. Belgrano 100, Rosario, Santa Fe, Argentina).

Área muito agradável para uma caminhada terminando com uma parada no Sunderland Bar.

F) CITY CENTER ROSARIO CASINO (Av Batlle y Ordoñez y Bv Oroño, City Center, Rosario, Argentina)

Situado em um complexo que abriga salões para eventos, shopping e um hotel, este cassino fica em uma área bem afastada da região central e, para chegar, tem que passar por alguns bairros meio inseguros, portanto recomendo que usem táxi.

Fomos sem muita pretensão e ficamos totalmente surpresos ao encontrarmos um ótimo cassino de 3 andares, muito limpo (sem cheiro de cigarro) e com uma enorme diversidade de máquinas e mesas.

A área externa tem máquinas para aqueles que quiserem jogar e fumar ao mesmo tempo, sendo proibida tal prática na parte interna.

Com certeza é o melhor cassino que visitamos na América do Sul, não estando muito longe do padrão médio de Las Vegas.

Tem um ótimo bar no piso central com cervejas a preços justos.

G) ALTO ROSARIO SHOPPING ()

O melhor e maior shopping da cidade, apesar de ter somente um andar, conta com boa diversidade de lojas e uma praça de alimentação com as principais redes de comidas, além de opções locais.

O Supermercado Coto é muito grande e você acha tudo que necessita. Fica um pouco afastado, portanto tem que pegar táxi.

H) BOULEVARD OROÑO

A avenida mais legal da cidade que, em sua parte mais bonita, cujo trajeto liga o Puerto España com o Parque de La Independencia, está repleta de bares, restaurantes, cafés e lojas.

No final da tarde, as pessoas utilizam a pista do canteiro central largo e arborizado para caminhar a praticar esportes.

Utilizávamos a avenida diariamente porque ficava a três quadras do nosso hotel.

I) PARQUE INDEPENDENCIA ( Int. Morcillo 3135, Rosario, Santa Fe, Argentina)

O melhor parque da cidade é um dos mais bacanas que já visitamos na América do Sul.

A entrada fica no final da melhor parte da Bv. Oroño. Recomendo começar o passeio na beira do rio e ir até o parque.

Fomos em um sábado nublado e foi ideal porque as ruas ficam fechadas para os carros durante a manhã, assim conseguimos aproveitar todas as atrações, como o hipódromo, o lago com fonte, o rosedal, o relógio verde e todas as demais áreas arborizadas.

Passeio obrigatório !

Rosário, apesar de ser a terceira maior cidade da Argentina, continua sendo pouco procurada pelos turistas.

A cidade é muito bonita e acolhedora, sendo uma excelente surpresa, gostamos tanto que, com a facilidade do voo direto, até pretendemos voltar um dia para conhecer também os demais pontos turísticos da Província de Santa Fé.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s