CHIMNEY ROCK PARK – CHARLOTTE

Ao sairmos da cidade de Cherokee (Great Smoky Mountain National Park) rumo a Charlotte resolvemos fazer um desvio no caminho para passar no CHIMNEY ROCK PARK (431 Main St, Chimney Rock, NC 28720, Estados Unidos), distante 76 milhas via US-19 N; I-40 E; e  US-74 E.

Estradas boas, porém com pista simples, muitas curvas e cruzando várias pequenas cidades, sendo imprescindível dirigir em baixa velocidade, apreciando a bela paisagem do interior dos EUA.

Antes do parque fizemos um pequeno desvio para passar na fábrica da SIERRA NEVADA BREWING COMPANY ( ).

A cervejaria fica em um lugar muito bonito, em meio às montanhas, com muito verde.

Tem tours guiados a cada hora, além de uma loja completa e um tasting room. Passeio imperdível!

Continuamos dirigindo até chegar naquele que é considerado o melhor conjunto de montanhas, rios e florestas do Estado da Carolina do Norte, tendo como ponto alto a CHIMNEY ROCK e seu belíssimo mirante.

chimney 11

Para acessar o parque, quando estiver atravessando a pequena cidade homônima, basta prestar atenção na placa grande de madeira, à direita, indicando a entrada.

Funciona diariamente das 8:30 às 17:30 e custa 15 dólares por adulto.

chimney 2

O visitante paga o ingresso em uma guarita e pode escolher entre subir de carro até a base da montanha ou parar no estacionamento inferior e fazer a subida de ônibus.

chimney 1

A estrada de mão dupla é bem apertada e com muitas curvas, sendo que em alguns pontos passa somente um carro por vez.

Resolvemos subir de carro e foi relativamente tranquilo porque não encontramos com carros nas curvas, mas desaconselho para os motoristas mais receosos.

chimney 3

Paramos o carro na área indicada que conta com uma loja de presentes e comidas, uma barraquinha de cachorro quente e banheiros.

Nesse ponto prepare-se para uma cansativa subida de 491 degraus até a formação rochosa com uma bandeira dos EUA encravada, chamada The Chimney.

A cansativa subida vale a incrível vista a 700 metros de altura.

Há um elevador que evita todo o perrengue, mas está fechado desde 2013 para manutenção.

Quem quiser chegar no ponto mais alto da montanha, conhecido como Skyline, prepare-se para mais escada.

As escadas levam a outras atrações como o mirante Pulpit Rock, a vista da pedra chamada Devil’s Head e a cachoeira Hickory Nut Falls. Meu joelho não aguentou as demais aventuras que desviavam do caminho principal.

O parque é muito bonito, de tirar o fôlego, literalmente!

Pegamos o carro e dirigimos por 95 milhas, via US-74 E e I-85 N, até chegarmos na bela cidade de CHARLOTTE.

Nós ficamos hospedados no COMFORT INN MATTHEWS/CHARLOTTE (1718 Windsor Crossing Dr, Matthews, NC 28105, Estados Unidos).

Hotel bem conservado, quarto confortável e espaçoso, café da manhã padrão dos EUA, estacionamento amplo e gratuito, boa internet e perto de vários restaurantes, supermercados e lojas de rede.

Charlotte tem se destacado no cenário mundial pela crescente oferta de empregos e a boa qualidade de vida oferecida.

A cidade é muito arborizada e tem aquela pegada hospitaleira do sul aliada à modernidade dos prédios da região central.

Principal rua da cidade, a Tryon Street corta a região central e está repleta de esculturas e monumentos a serem observados, especialmente no cruzamento com a Trade Street.

O transporte público se resume aos ônibus de linha e o Lynx, metrô de superfície cujo passe de um dia com viagem única custa US$ 2.20 e com viagens ilimitadas US$ 6,60, sendo o semanal por US$ 22,00.

Como ficamos apenas dois dias, visitamos apenas os principais pontos turísticos, além de circular a pé pela cidade, sendo que em momento algum nos sentimos inseguros.

O NASCAR HALL OF FAME (400 E Martin Luther King Jr Blvd,Charlotte, NC 28202,Estados Unidos) fica bem na região central da cidade.

A Nascar é a principal categoria de automobilismo para os norte americanos, que são realmente fanáticos.

O museu conta toda a história dessa categoria automobilística com exposição de diversos carros, troféus e memorabilia derivada.

Há simuladores e demais propostas de interatividade com os visitantes.

BANK OF AMERICA STADIUM (800 S Mint St,Charlotte, NC 28202,Estados Unidos)

Imponente estádio do time de futebol americano Carolina Panthers que fica localizado bem perto da região central de Charlotte, portanto, com fácil acesso.

Nós visitamos durante a noite e rendeu boas fotos, especialmente das estátuas de panteras que tem na entrada.

FREEDOM PARK (1401 Lilac Rd, Charlotte, NC 28202,Estados Unidos).

O parque tem a melhor vista dos prédios modernos e iluminados ao fundo, contrastando com sua área verde, lagos e fontes.

Por ser uma cidade bem desenvolvida, Charlotte oferece restaurantes para todos os tipos de bolsos e gostos.

Nós, como a maioria da vezes, escapamos dos lugares estrelados e focamos naqueles que fazem comida boa a preços justos.

1) KABAB – JE ROTISSERIE & GRILL (2233 Matthews Township Pkwy, Matthews, NC 28105, Estados Unidos).

Uma mistura de restaurante e rotisseria que serve comida árabe deliciosa !

As porções são pequenas, portanto pedimos Falafel, Kibe, Sambousek (pastel frito de carneiro) e a Kabab Meat Pie, uma espécie de esfiha aberta de carne gigante. Tudo acompanhado por um pão sírio quente, direto do forno.

Pagamos 35 dólares por muita comida e dois refrigerantes, vale cada centavo! Funciona das 11:00 às 21:30.

2) FIREHOUSE SUBS (1808 Windsor Square Dr, Matthews, NC 28105, Estados Unidos).

Os sanduíches, uma versão bem melhorada do Subway, são generosos e muito saborosos, com preços justíssimos (US$ 10 em média). Por outro lado, o atendimento é péssimo. Os funcionários são rudes e desleixados.

Funciona das 10:30 às 21:30.

3) MIDWOOD SMOKEHOUSE (1401 Central Ave, Charlotte, NC 28205, Estados Unidos).

Restaurante que serve o ótimo churrasco do sul dos EUA.

Ambiente agradável, atendimento cordial, comida deliciosa e preços justos. Não tem como errar!

Aceitamos a sugestão do garçom e pedimos o fried mac and cheese com queijo derretido como entrada. Eu sou fã desse prato icônico, mas devo confessar que ele frito e empanado consegue ser ainda melhor.

Pratos principais: minha esposa pediu um 1/2 pork ribs que deixa qualquer Outback no chinelo. Eu fui de brisket com coleslaw. De lamber os dedos!

Toda essa comida com refrigerantes saiu por 41 dólares. Das 11 às 22.

4) CHOPT CREATIVE SALAD COMPANY (9844 Rea Road, Charlotte, NC 28277, Estados Unidos).

Restaurante em que o cliente entra, escolhe uma opção de salada (ou monta a sua) e um tipo de molho.

Escolhido, o funcionário pica bem fininho na sua frente, adiciona o molho e coloca em um bowl de plástico gigante. Tudo muito higiênico, fresco e saudável. Ideal para uma janta leve. Gostamos tanto que repetimos.

Nós ainda tivemos tempo para visitar duas cervejarias artesanais muito bem avaliadas pelos sites especializados.

5) SUGAR CREEK BREWING COMPANY ().

Pequena cervejaria situada em uma região que tem várias opções no mesmo nicho.

restaurantes - sugar creek

Mais calma e aconchegante que suas concorrentes tem mesas dentro e fora. Minha esposa pediu a cerveja de framboesa e eu fui de IPA, estavam muito boas e com preços justíssimos!

6) THE OLDE MECKLENBURG BREWERY ().

Não tem nada melhor do que uma cervejaria artesanal com várias mesas, o bom e velho rock and roll ao vivo no pátio, clima familiar e cervejas artesanais sensacionais!

Tem estacionamento próprio, bem grande. Pedimos dois samplers (6 copos de 150 mls que você escolhe as suas preferidas) pela bagatela de 7 dólares cada. Imperdível!

Apesar de ser uma região pouco visitada dos EUA, valeu muito a pena a nossa estadia de 2 dias em Charlotte e Chimney Rock Park.

Foi o tempo ideal, recomendo para quem quiser conhecer o belo Estado da Carolina do Norte.