PUNTA DEL ESTE

O balneário mais luxuoso da América do Sul pode ser um passeio relativamente barato se a visita ocorrer fora da alta temporada (dezembro a fevereiro).

A minha primeira visita aconteceu com meus pais em março de 2012, tendo ficado 2 dias completos.

Voamos com a extinta Pluna entre São Paulo (Campinas) – Montevidéu.

A segunda viagem aconteceu em junho de 2017, bem no inverno, e, apesar do frio, eu e minha esposa pudemos aproveitar todos os pontos turísticos, já que a cidade estava completamente vazia.

Fizemos o trajeto com a Gol, que sempre tem boas promoções no trecho São Paulo (Guarulhos) – Montevidéu.

Em ambas viagens alugamos um carro no Aeroporto de Carrasco e partimos para Punta del Este.

vgb

A estrada é muito boa, com pista dupla e dois pedágios que aceitam pesos, dólares e reais. Cuidado com os radares ao longo do trajeto.

Na primeira viagem, ficamos hospedados no THE SMALLEAST HOTEL ().

hotel punta

Hotel pequeno, simples, mas com tudo que um viajante necessita.

Localizado em uma região bem calma e tranquila de Punta, em frente ao farol, este hotel é uma ótima pedida para quem deseja visitar o balneário uruguaio gastando pouco (comparado aos demais hotéis) e com qualidade.

Quartos grandes, com ótimas camas. O banheiro é um pouco apertado, com cortina.

Atenção: não aceitem os quartos do “subsolo/térreo” eis que abafados/mofados. Nós pedimos para trocar assim que entramos no quarto.

Café da manhã decente e ótimo atendimento.

Na segunda viagem ficamos hospedados no ATLANTICO BOUTIQUE HOTEL ().

Hotel pequeno, com apenas 3 andares, porém muito limpo, organizado e funcional. Ponto alto para os funcionários, sempre solícitos e educados.

Os quartos são bem confortáveis, novos e limpos. O banheiro é grande e com boa ducha. Nós pegamos a suíte com vista para o oceano. Excelente. A internet é boa e a TV a cabo com várias opções de canais.

O estacionamento é pequeno, mas tem muitas vagas na  rua em frente, já que está localizado em uma área bem residencial e tranquila de Punta.O café da manhã, servido de 8 as 12 horas, é muito bom e diversificado.

A única crítica fica por conta da acústica do hotel, já que as janelas não barram o ruído da rua. Como a região é bem calma, sem barulho, não há incômodos. O hotel com certeza tem o melhor custo x benefício da cidade, recomendo!

Check in realizado, pegamos o carro e fomos desbravar a cidade mais bacana do Uruguai.

Punta é uma cidade sensacional! Fora de temporada fica melhor ainda!

A primeira parada foi no FAROL DE PUNTA DEL ESTE ().

O farol fica bem perto do nosso hotel. Não tem muitos atrativos, mas vale uma parada rápida.

Depois fomos no famoso MONUMENTO DE LOS DEDOS DEL NAUFRAGO (Parada 1 Playa Brava, Punta del Este Maldonado, Uruguai).

O monumento fica na Playa Brava, em frente ao Terminal Rodoviário, na região central da cidade.

Depois pegamos a Rambla Lorenzo Battle Pacheco e chegamos na PONTE ONDULADA (Puente de La Barra).

Antes de chegar na rotatória que antecede a ponte, do lado direito, tem uma entrada de terra que leva até a beira da água e serve como mirante para tirar boas fotos da construção.

Ressalto que Punta é circundada por Ramblas.

A Rambla Claudio Williman é acessada assim que o visitante chega na cidade vindo de Montevidéu. Está virada para o continente, portanto, com águas calmas.

A Rambla Lorenzo Battle Pacheco margeia o Oceano Atlântico e leva os visitantes até La Barra com suas praias de mar agitado.

Por fim, a Rambla General Artigas circunda toda a península, a parte principal de Punta, dos dois lados.

Aproveitamos para passear pelo BAIRRO EL GOLF.

O bairro mais rico de Punta tem ruas arborizadas e sem movimento preenchidas por diversas mansões e prédios baixos com vista para o mar.

Passamos por La Barra e continuamos na Ruta 10 margeando o oceano até chegar no balneário de JOSE IGNÁCIO.

A estrada tem pista simples e boa, sendo que em alguns pontos a areia das dunas invade metade do caminho. Após o balneário tem um trecho em terra que está bem conservado.

Jose Ignácio é uma versão pequena e tranquila de Punta, com casarões beirando o mar e um pequeno centrinho com restaurantes e lojas.

Voltamos para Punta e passamos pela VIRGEN CANDELARIA, que fica na Playa El Emir, perto da Playa Brava, e na IGLESIA CANDELARIA, ao lado do farol.

Terminamos o dia no PUERTO DE PUNTA DEL ESTE.

O porto fica na ponta da península, sendo uma atração sem graça por si só, tendo alguns poucos restaurantes na beira do mar e as barracas que os pescadores vendem os peixes frescos.

Por outro lado, vale a visita pelo belíssimo por do sol a ser assistido do calçadão da Rambla.

Recomendo uma caminhada pela praia para juntar o por do sol com a revoada dos pássaros.

Pela manhã é possível ver os leões marinhos sendo alimentados pelos pescadores.

À noite fomos conhecer o famoso CASSINO CONRAD (Biarritz y Avenida Artigas Parada 4 | La Mansa, Punta del Este 20100, Uruguai).

O cassino é bem estruturado, estando entre os melhores da América do Sul sem dúvidas, mas deixa muito a desejar se comparado com os estabelecimentos dos EUA, especialmente em Las Vegas.

Punta Del Este tem uma enorme gama de restaurantes para todos os gostos e bolsos dos turistas.

Procuramos os estabelecimentos que fossem bem avaliados e tivessem preços justos, sem contar o fato de que alguns restaurantes mais famosos não abrem fora da temporada.

ASADO Y MILONGA (Lenzina y Boulevard Artigas).

Comida muito boa, preparada pelo dono do estabelecimento e com preços bem camaradas.

A parillada serve tranquilamente 03 pessoas. As empanadas de entrada são imperdíveis. O bife de chorizo é delicioso. Preços justos.

MOBY DICK PUB (Rambla Artigas 650, Punta del Este).

Local agradável, bem em frente ao Porto de Punta. A cerveja é bem gelada, com boa variedade.

As porções são boas, destaque para a lula à dorê. Preços altos, assim como a vida noturna em Punta.

CUATRO MARES ().

Restaurante muito agradável situado em uma esquina bem tranquila perto do farol de Punta. O ambiente é um pouco requintado mas sem frescuras ou exigências.

O cardápio é simples e rotativo, sendo impresso diariamente. Oferece poucas e ótimas opções de pratos, além de boa carta de vinhos e variedade razoável de cervejas locais.

O cubierto é composto por pães e ótimas torradas de azeitonas acompanhados por patê e manteiga. Nós escolhemos o risoto de frango confitado e o ojo de bife com batatas à provençal. Simplesmente deliciosos e muito bem servidos para uma pessoa!

Para os padrões de Punta, tem ótimo custo x benefício. Imperdível!

DON PEPERONE ().

A Rede de restaurantes Don Peperone está presente por todo o Uruguai, sempre fazendo boa comida por preços muito honestos.

Escolhemos a filial da orla, com bela vista da marina, que fica aberto o ano inteiro.

Nós comemos um ótimo chivito acompanhado de fritas e um bem preparado calzone carbonara.

OLIVIA RESTO (Calle 21 y Rambla, ).

Restaurante agradável bem perto da orla, com ótimo atendimento, inclusive em português, e preços justos pelo padrão de Punta.

Comemos ótimas lulas empanadas para entrada. Os pratos principais foram nhoque ao molho de queijos gratinados e cazuela de mariscos (espécie de sopa de frutos do mar com peixe, polvo, mariscos, camarões, lulas e vieiras). Estavam muito bons, bem preparados. Recomendo!

MEDIALUNAS CALENTITAS ().

O lugar fica um pouco antes da ponte ondulada para quem vai de La Barra para o centro de Punta.

As medialunas são boas, apenas isso. Tem poucas opções de sabores, sendo que escolhemos as de presunto e queijo, que custam 60 pesos cada. Os doces estavam bonitos, mas não me agrada algo que fica exposto sem qualquer tipo de proteção. Não considero um lugar imperdível.

LAS ROCAS RESTÓ ().

Localizado no Balneário de La Paloma, o restaurante é simples, porém, com boa comida e ótimo atendimento.

Pedimos de entrada lulas empanadas e depois dois pratos com os peixes do dia, sendo o um frito com batata ao murro crocante e pimentões refogados e o outro prato um peixe ao forno com cogumelos e batatas, envolto em um saboroso molho branco, coberto com queijo.

Preços justos. Aceita cartões de crédito internacionais.

Punta Del Este é apaixonante, com certeza uma das melhores cidades da América do Sul, mas, em nossa opinião, é muito melhor aproveitada fora da temporada, especialmente no inverno. Voltaremos muitas vezes.